Barueri terá 10 mil contêineres para coleta de lixo até junho

 Barueri terá 10 mil contêineres para coleta de lixo até junho

Divulgação

Por volta das 19h começa a coleta mecanizada de lixo nos bairros centrais de Barueri. O sistema foi implantado em dezembro do ano passado com a disposição de contentores de polietileno de alta densidade (pead) a cada 75 metros ao longo das ruas.

Nos bairros com menor índice populacional, as caçambas ficarão a cada 100 metros. “O serviço é público e não para empresas nem condomínios residenciais”, explicou Francisco Pugliesi, diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Municipais.

“Já temos 1.500 contêineres chipados (para maior segurança) em uso em Barueri. Até o final de junho pretendemos ter 10 mil. A coleta mecanizada é melhor para o município e para o povo”, completou.

A coleta é feita sem contato humano com as embalagens, três vezes por semana, exceto no Centro, onde ocorre de segunda a sábado.

Os profissionais de limpeza empurram os contentores, que têm capacidade de mil litros, até a plataforma elevatória do caminhão compactador.

O conteúdo é despejado num grande reservatório do veículo. A cada 30 dias o contentor é higienizado por um caminhão que acompanha o da coleta.

O objeto é elevado até uma câmara fechada onde recebe fortes jatos pressurizados de água com enzimas vivas, que eliminam todos os resíduos e bactérias que possam causar mau cheiro.

O processo demora poucos minutos e impede o aparecimento de insetos e de roedores. A água oriunda da lavagem vai para outro reservatório do caminhão e posteriormente para uma estação de tratamento para reúso.

“A ‘Unidade Móvel Lava Contentores’ tem capacidade para realizar até 230 lavagens a cada viagem”, revela Valter de Souza, gerente operacional do Consórcio NPB, responsável pela realização dos serviços.

Vantagens

Além de ser ecologicamente correta, a coleta mecanizada permite que o morador disponibilize o lixo a qualquer hora do dia ou da noite e diminui a exposição dos profissionais da limpeza a riscos de ferimentos graves (cortes, por exemplo). Os garis, por sua vez, poderão fazer a varrição das ruas e acondicionar o conteúdo no contentor de lixo mais próximo.

Cuidados

A prefeitura pede aos munícipes que continuem acondicionando o lixo em sacos plásticos, não coloquem entulho, aparas de jardinagem, objetos de madeira e outros materiais inapropriados, fechem sempre a tampa após o uso e não mudem o contentor de lugar.

Da Redação