• 02/12/2021

Barueri vai construir 1ª Vila Especial da região

 Barueri vai construir 1ª Vila Especial da região

Foto: Mari Magdesian

Em entrevista ao Diário da Região, Gregório Maglio, secretário da Habitação, disse que a prefeitura de Barueri irá construir a primeira Vila Especial da região Oeste da Grande São Paulo. Meta é atender pessoas com deficiência. 

De acordo com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) o projeto seria feito com recursos próprios e com entrega de 25 casas por ano, até chegar a 100 imóveis, em sua maioria com um ou dois dormitórios. 

A prefeitura ainda não definiu se fará quatro vilas com 25 imóveis cada em bairros diferentes, ou se concentrará as residências em um único local. É mais provável que sejam quatro em lugares diferentes.

A Vila ainda contará com toda estrutura para pessoas com deficiência, além de oferecer médicos, fisioterapeutas, piscina para hidromassagem, pista de caminhada e academia adaptadas. 

Outra proposta é ter refeitório compartilhado para refeições em grupo, o que aumentaria a convivência entre os moradores. Segundo Gregório Maglio, a primeira Vila Especial será entregue daqui a um ano com 25 casas moradias.

Os imóveis serão repassados às pessoas com deficiência com renda familiar baixa, ou sozinhos sem parentes próximos. A forma de seleção ainda não está definida, mas contemplará pessoas que se enquadrem nesse perfil.

“A Vila Especial é um projeto inédito em Barueri. Um projeto desenvolvido pelo vice-prefeito Beto Piteri e pela primeira-dama Sonia Furlan. Essas pequenas vilas terão casas acessíveis, totalmente adaptadas e concedidas como “uso fruto”, ou seja, quando a pessoa falecer essa residência volta para posse da prefeitura, para que possa atender um novo munícipe”, explicou o secretário da Habitação. A Vila Especial seria uma iniciativa pública e gratuita.