• 14/06/2021

Carapicuíba inicia vacinação de população acima de 56 anos

 Carapicuíba inicia vacinação de população acima de 56 anos

A prefeitura de Carapicuíba iniciou nesta quinta-feira (10) a vacinação de pessoas com 56 anos ou mais. Grávidas e puérperas sem comorbidades com 45 dias após o parto também começaram a ser imunizadas.

A partir de sexta-feira (11), motoristas de transportes escolares cadastrados e atuantes em Carapicuíba começarão a receber a 1ª dose. No sábado (12), será a vez de agentes de trânsito e da Defesa Civil, coletores de lixo e motoristas dos caminhões de lixo. 

Em Carapicuíba também estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (BPC) com 18 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente sem BPC, pessoas com síndrome de Down de 18 a 59 anos, motoristas de ônibus e cobradores, metroviários, ferroviários, aeroviários, educadores físicos, assistentes sociais, profissionais de saúde, pacientes em terapia renal substitutiva e transplantados imunossuprimidos.

A campanha de imunização é realizada em dois polos. No Ginásio Ayrton Senna são vacinados os idosos que chegarem a pé. Já no Estádio do Niterói, a vacinação acontece no sistema drive-thru (dentro do carro). Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. 

Os documentos necessários são: RG, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência. Os Profissionais de Educação devem apresentar RG, CPF, os dois últimos holerites e/ou carteira de trabalho com descrição do cargo e comprovante de residência (moradores ou atuantes em Carapicuíba). 

As pessoas com comorbidades de 18 anos ou mais também devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas (de até 9 meses), relatório médico ou prescrição médica. Já as pessoas com deficiência permanente (BPC) a partir de 18 anos também devem apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.   

Os idosos dessa faixa etária que estão acamados, apresentando dificuldades ao locomover-se, serão vacinados em casa. Para esse serviço, caso o idoso não seja cadastrado nos programas de saúde da Prefeitura, o familiar deve realizar cadastro na UBS mais próxima de sua residência.  

Pacientes oncológicos, transplantados (órgãos sólidos e medula óssea), imunossuprimidos, doenças reumáticas e pacientes com HIV devem apresentar uma prescrição médica autorizando receberem a vacina. 

Vacina contra a fome

A prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Assistência Social, assinou um termo de adesão junto ao governo do Estado de São Paulo para a campanha “Vacina Contra a Fome”, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

A ação tem como objetivo beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, buscando garantir a segurança alimentar durante a pandemia do coronavírus, por meio de arrecadação de alimentos não perecíveis, como: macarrão, arroz, feijão, leite em pó, café, óleo, sal, açúcar e molho de tomate. Quem for se vacinar pode doar 1kg de alimento em um dos polos de vacinação.  

Endereços: vacinação contra Covid-19

Local: Ginásio Ayrton Senna (vacinação de idosos a pé)  

Endereço: av. Antônio Faustino, 98 – Cohab V   

Local: Estádio do Niterói (vacinação no sistema drive-thru – dentro do carro)  

Endereço: Av. Pilar do Sul – Cohab II