• 17/01/2021

Carapícuíba testa mais de 27 mil para detectar Covid

 Carapícuíba testa mais de 27 mil para detectar Covid

(Divulgação)

Desde o mês de julho a prefeitura de Carapicuíba, em parceria com o aplicativo Dados do Bem, realizou a testagem em massa (RT-PCR e rápidos) em mais de 27 mil moradores. De segunda a sexta-feira, agora das 8 às 14 horas, o público em geral, desde que seja maior de 12 anos, pode ir ao Ginásio Ayrton Senna para fazer o teste RT-PCR, considerado o padrão ouro para identificar o vírus logo no início.

Para realizar o teste gratuito é preciso baixar no celular Android ou iOS o aplicativo Dados do Bem e levar RG, cartão SUS e comprovante de endereço. Agora não é mais necessário preencher o questionário em casa e nem esperar o agendamento do aplicativo.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa combina inteligência epidemiológica e big data para o acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus na cidade. Os resultados auxiliam o poder público na tomada de decisões para o enfrentamento da pandemia.

Pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19 devem procurar o Centro de Enfrentamento ao Coronavírus, na Vila Dirce. Em funcionamento desde março, o local oferece assistência médica somente para pessoas com sintomas de coronavírus, com consultas médicas, orientações, exames e encaminhamentos necessários. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Conforme boletim informativo divulgado pela prefeitura nessa quinta-feira, 26, a cidade estava com 10.584 casos confirmados; 962 casos suspeitos e em isolamento domiciliar; 9.764 curados; 27 internados, sendo 13 em Unidade de Terapia Intensiva e 14 em leitos clínicos; 382 mortes; e 19.883 casos descartados.