• 24/09/2021

Cioeste vai pedir à Anatel internet 5G para região

 Cioeste vai pedir à Anatel internet 5G para região

(Divulgação)

Na segunda-feira (24) prefeitos das cidades da região participaram da reunião da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste de São Paulo), que apresentou o programa regional de expansão da tecnologia de quinta geração, o 5G.

O anúncio foi feito pelo prefeito Josué Ramos, de Vargem Grande Paulista. Para falar sobre o assunto, foram convidados representantes da Abritel, do Movimento Brasil 5G e do Parque Tecnológico de Santo André. A proposta do Cioeste é agilizar e cooperar com a modernização das legislações municipais que tratam da implementação de infraestrutura de telecomunicações para permitir a atualização tecnológica das redes e, assim, antecipar a sua instalação.

Com a concordância dos participantes, o Cioeste vai criar um grupo de trabalho com representantes das 11 cidades que fazem parte do consórcio e enviará um ofício à Anatel. A ideia é mostrar o potencial da região, o grande avanço que o 5G trará e que o Cioeste está desenvolvendo estratégias para modernizar os processos de licenciamento das infraestruturas.

“Vamos unir esforços para mostrar que esta região deve ser considerada pelos investidores, independente do número de habitantes que tem sido uma condicional para o início da expansão do 5G”, disse o prefeito Josué.

A tecnologia 5G é a evolução das gerações 3G e 4G. Seu diferencial não é apenas mais velocidade de conexão à internet no celular, mas outras aplicações que poderão revolucionar a sociedade, como objetos inteligentes conectados e cidades inteligentes.

“Todas as cidades estão nesta expectativa, ainda mais agora em que as aulas estão sendo on-line e muitos alunos sofrem com a falta de internet em bairros mais distantes. Temos ciência que esta tecnologia ainda demora, mas faremos o possível para desburocratizar e preparar nossa cidade no quesito legislação e infraestrutura, afinal novas tecnologias sempre abrem as portas para o desenvolvimento socioeconômico”, completou.

O Cioeste reúne as cidades de Araçariguama, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cajamar, Cotia e Vargem Grande Paulista.