• 27/07/2021

Cláudio Piteri assume Secretaria da Educação de Osasco

 Cláudio Piteri assume Secretaria da Educação de Osasco

Nesta semana, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou Cláudio Piteri como novo secretário da Educação de Osasco no lugar José Toste, que passa a ser o adjunto. Um dos grandes desafios de Piteri será a retomada segura das aulas presenciais a partir de agosto. Por causa da pandemia do novo coronavirus, elas foram suspensa no ano passado e a prefeitura adotou o sistema de ensino remoto, com aulas online e entrega de um kit escolar para auxiliar os alunos em casa.

“Recuperar o tempo perdido é um dos desafios, afinal foram mais de 12 meses sem aulas presenciais. A pandemia acentuou a diferença entre aqueles que tinham mais dificuldades de aprender; exigiu um novo educador por meio do sistema online. O professor se reinventou diariamente para atender nossas crianças e teve que se adaptar às novas tecnologias”, explicou Piteri. O novo secretário estudou na FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco) e na Escola de Aplicação da USP (Universidade de São Paulo). Posteriormente formou-se em Direito e pós-graduação  pelo UNIFIEO (Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco). Desde 2012 é professor universitário do curso de Direito.

Na política foi vereador em Osasco por cinco mandatos e eleito presidente da Câmara Municipal. Durante 9 anos trabalhou na direção da Fundação Casa do governo do Estado de São Paulo. Entre janeiro de 2019 e maio de 2020 esteve à frente da Secretaria de Assistência Social de Osasco, cargo que reassumiu entre janeiro e julho de 2021. É casado com Viviane Penco Piteri e tem duas filhas,  Gabrielle e Ana Clara. Piteri é filho do ex-prefeito de Osasco Guaçu Piteri.