Cobertura do Calçadão deve ser inaugurada em um mês

Em entrevista ao Diário da Região, Waldyr Ribeiro, secretário de Obras de Osasco, disse que no prazo de um mês as obras de cobertura do Calçadão da Antônio Agú devem ser concluídas.

Segundo ele, a última parte do cronograma, que inclui paisagismo e pintura, foi iniciada esses dias. Já estão sendo colocadas floreiras e arbustos. A estrutura metálica que cobre 600 metros do Calçadão foi finalizada.  As obras começaram em outubro do ano passado.

O sistema de lixo será subterrâneo e, para conter alagamentos, um novo sistema de drenagem de águas pluviais foi feito na região central e deve ser ampliado, futuramente, já que chuvas fortes ainda causam enchentes no local.

O Calçadão de Osasco é o segundo maior comércio de rua do país, ficando atrás apenas da rua 25 de Março, na Capital. Com a revitalização o local vai ganhar ares “high tech” com wi-fi gratuito e 50 câmeras de segurança, algumas com reconhecimento facial.

O funcionamento das lojas 24 horas está em estudo entre lojistas, prefeitura e Associação Comercial. A abertura do comércio no período noturno deve gerar 2 mil novos empregos. A Secretaria da Cultura também avalia a oferta de atividades artísticas, gastronômicas e culturais no Calçadão. A cobertura e revitalização foi orçada em R$ 27 milhões.

Graciela Zabotto