Com síndrome de down, filha de Romário divulga carta aberta após declaração de ministro da educação

 Com síndrome de down, filha de Romário divulga carta aberta após declaração de ministro da educação

Divulgação

A filha caçula do senador Romário (PL-RJ), Ivy Faria, de 16 anos, divulgou uma carta aberta nas redes sociais. A mensagem foi direcionada ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, que fez uma declaração polêmica a respeito de alunos com síndrome de down, mesma condição de Ivy. Numa entrevista à TV Brasil, no dia 9 de agosto, ele afirmou que crianças com deficiência “atrapalham, entre aspas” o aprendizado de outros alunos sem a mesma condição, já que “a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”.

A adolescente, então, publicou um texto na web em que diz estar “muito triste” com o ministro. Explicou que frequenta uma escola regular e que “não atrapalha ninguém”. “Seu ministro da Educação, aqui é a Ivy. Eu estou muito triste com Sr. Sabe, eu tenho síndrome de down, sou uma pessoa com deficiência, e sou estudante. Estudo para ter um futuro e ajudar o meu país. Eu não atrapalho ninguém. Frequento uma escola regular, onde há jovens com e sem deficiência. Cada um aprende no seu tempo, ninguém é igual”, começa a adolescente, que continua:

“A minha presença e a de outras pessoas com deficiência não é ruim, muito pelo contrário, desde a escola, meus coleguinhas aprendem uma lição que parece que o Sr. não teve a oportunidade de aprender: a diversidade faz parte da natureza humana e isso é uma riqueza. A fala do senhor revela muita falta de educação. Como pode achar que a deficiência torna alguém incapaz de estudar? A deficiência não nos torna incapaz de nada, basta que tenhamos oportunidade”. (extra.globo.com)

Da Redação