• 18/10/2021

Coronel assume Segurança e pede a GCM que “exerça autoridade sem abuso de poder”

 Coronel assume Segurança e pede a GCM que “exerça autoridade sem abuso de poder”

foto: Benjamin Sepulvida

Na manhã desta quinta-feira (14) o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, anunciou uma mudança no primeiro escalão de seu governo e nomeou coronel PM Rinaldo de Albuquerque Pereira como novo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri. Ele assume no lugar da doutora Regina Mesquita, que esteve à frente da Pasta nos últimos cinco anos.

Furlan explicou que a nomeação passa por um processo de reformulação na Pasta. “Desejo muito sucesso nesta nova etapa, vamos trabalhar juntos para manter uma cidade segura e comprometida com o bem estar da nossa população”, disse ao coronel Rivaldo.

Em seu discurso, o novo secretário pediu uma Guarda Civil Municipal sem abuso de poder. “Nós vamos construir o modelo adequado de segurança. Não serei eu. Seremos nós. E eu queria pedir aos senhores uma única coisa: não vistam a farda e se dispam da cidadania. No momento em que nós exercitamos uma função pública passamos a ser titulares de uma investidura que a população nos outorgou. Que tenhamos a capacidade de exercitar essa autoridade sem abuso de poder. A população tem muita expectativa sobre nós e nos vê como iguais. E é assim que temos que nos receber. Como iguais. E é esse pedido que faço aos senhores”.

Durante o evento, o prefeito de Barueri ressaltou o orçamento da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e alfinetou as pessoas que ‘invejam’ o orçamento municipal. “Nós não temos muito limite para gastar na Segurança. Até o final desse ano estão previstos R$ 149 milhões na Segurança. Desse total, R$ 110 milhões são para pagar a folha de pagamento, o restante é custeio. Quem desejar ver como é gasto [o dinheiro] pode entrar no site da prefeitura. É isso, o restante é conversa mole. Muita gente fala do orçamento da cidade, mas não fala do valor necessário para prestar os serviços para que a nossa população possa ter uma vida digna e confortável”.

Furlan ainda agradeceu doutora Regina pelos cinco anos à frente da Pasta. “Quero agradecer do fundo do meu coração pelo trabalho realizado pela ex-secretária. Ela não é mais a nossa secretária pela necessidade de reformulação da Guarda, não foi por outra razão”.

Quem é Rinaldo Pereira

Rinaldo Pereira tem 58 anos, foi comandante da Guarda Municipal de Barueri na gestão do então secretário Edson Santos da Silva (2006 a 2012). Em 2014, assumiu o comando da Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba, cargo que ocupou durante sete anos. Trabalhou mais de 28 anos na PM atuando como Capitão Comandante de Companhia Operacional de Choque, do 1º Batalhão de Polícia de Choque – Tobias de Aguiar – ROTA, além de comandar o policiamento de área dos 4º, 16º e 23º Batalhões Operacionais da Zona Oeste de São Paulo.