• 08/05/2021

Em um ano PA do Jardim Paulista recebeu 810 internações por Covid

 Em um ano PA do Jardim Paulista recebeu 810 internações por Covid

Transformado em hospital de retaguarda para tratamento de pacientes com a Covid-19, o Pronto Atendimento Vanderson César de Almeida, no Jardim Paulista, completou um ano dessa nova configuração no último dia 27.

De acordo com a prefeitura, segundo levantamento do hospital, até o dia 23 de abril, a unidade contabilizou 810 internações e 652 altas. Ao longo desse um ano, houve ao todo 21 óbitos, índice considerado baixo, cerca de 2%, de acordo com a diretora clínica da unidade. Desse número, 16 foram em decorrência da Covid-19 e os outros cinco devido a outras causas. “O número restante é referente às internações e às remoções do período mencionado”, explicou a assessoria de imprensa de Barueri.

Para atender os pacientes com o novo coronavírus, a unidade, antes dedicada ao pronto atendimento de especialidades como pediatria e clínica médica, passou por adaptações estruturais. Conforme Regina Helena Tavares de Souza, diretora clínica do Pronto Atendimento, além da aquisição de respiradores, materiais e equipamentos de suporte, foram criados 46 novos leitos. “Essa unidade foi escolhida por possuir a estrutura física mais adequada e uma equipe técnica qualificada para o tipo de atendimento exigido no momento da transição”, explicou Regina.

A unidade também reforçou a equipe com a contratação de seis médicos, dez técnicos de enfermagem, dois enfermeiros e dois fisioterapeutas. Profissionais de outros equipamentos de saúde do município completaram a equipe multidisciplinar, dentre eles três fisioterapeutas e dois assistentes sociais.

Hoje o Pronto Atendimento conta com aproximadamente 215 funcionários. “Toda a equipe, sem exceção, está bastante comprometida com nosso principal objetivo que é o sucesso no tratamento dos pacientes. E as estatísticas e os elogios que recebemos confirmam esse comprometimento”, destaca Regina.

A prefeitura informou que, nessa segunda-feira, 3 de maio, o PA do Jardim Paulista estava com 42 leitos ocupados, sendo 30 de enfermagem e 12 de UTI.