Equipe de Carapicuíba se classifica na Taça das Favelas

 Equipe de Carapicuíba se classifica na Taça das Favelas

Divulgação

Após dois anos parada por conta da pandemia de Covid-19, a Taça das Favelas, etapa de São Paulo, começou no último sábado (30) no Centro Esportivo da Vila Manchester, no bairro do Carrão, zona leste da capital. Ao todo, serão 128 times, sendo 96 masculinos e 32 femininos. As finais estão previstas para 8 de outubro e ambas ocorrerão na Neo Química Arena, estádio do Corinthians. Ainda haverá uma competição nacional, o Favelão.

 

O time do Complexo Vila Marcondes, de Carapicuíba, estreou jogando contra o Complexo Jardim Mutinga Munhoz. Após um 0x0 no tempo normal, o clube de Carapicuíba venceu nos pênaltis por 2 a 1 e foi o sétimo clube classificado. A partida teve boas jogadas dos atacantes, porém o destaque ficou por conta dos defensores pois não permitiram oportunidades mais agudas.

 

As partidas serão disputadas em duas sedes até as finais. Além do campo da Vila Manchester, a bola também rola no Centro Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, no Alto da Lapa, zona oeste de São Paulo. Todos os jogos serão em formato mata-mata e em dois tempos de 30 minutos cada. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

 

Em 2019, as finais do masculino e do feminino foram no Estádio do Pacaembu. Atualmente o local está em reforma, o que levou a CUFA (Central Única das Favelas) a buscar um acordo para que a decisão seja na Arena em Itaquera. A Taça das Favelas é organizada pela CUFA e Favela Holding, e produzida pela InFavela. Teve início no Rio de Janeiro, em 2012, e hoje estima-se que impacta aproximadamente 80 mil jovens em todo o Brasil.

 

Nesta edição, o evento será mais amplo. Na categoria masculina, haverá a inclusão das favelas campeãs do interior a partir das oitavas de final. No feminino, elas entrarão nas quartas de final. Também será feito um campeonato nacional entre comunidades chamado ‘Favelão’ em outubro e novembro. Atualmente, a Taça das Favelas está presente em 22 estados do Brasil e os melhores jogadores de cada edição local representarão os seus estados nesta nova disputa. O Favelão 2022 será em São Paulo e as finais também passarão ao vivo na Globo. (com www.agenciamural.org.br)

 

Da Redação