• 24/09/2021

Escavação arqueológica encontra objetos históricos em Parnaíba

 Escavação arqueológica encontra objetos históricos em Parnaíba

Em Santana de Parnaíba mais de 150 peças arqueológicas entre artefatos cerâmicos, faiança ibérica e alpaca já foram encontradas no sítio arqueológico no bairro Cristal Park, às margens do rio Tietê na área. O trabalho de escavação arqueológica começou nas últimas semanas com uma equipe formada por seis pessoas.

A coordenação do projeto, com autorização do Iphan Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é feita pelo servidor Clayton Galdino e começou com o cruzamento de informações históricas sobre a presença de portos e moradias junto ao leito do rio e com o auxílio de imagens aéreas e a análise da topografia foi possível determinar possíveis áreas arqueológicas.

O sítio arqueológico foi encontrado no quintal de uma residência e os artefatos estavam há quase um metro de profundidade com fragmentos de utensílios domésticos relacionados ao dia a dia dos indígenas e roceiros que habitaram a área às margens do Rio Tietê.

Segundo a prefeitura, assim que as escavações forem finalizadas, todo o material coletado será apresentado ao público em uma exposição no Museu Anhanguera – Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo no Largo da Matriz, Nº 9 no Centro Histórico da cidade.

As escavações são realizadas pela prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento.