Escolas devem disponibilizar Carteira da Pessoa com Autismo

 Escolas devem disponibilizar Carteira da Pessoa com Autismo

Foto: Ricardo Migliorini / CMO

O vereador Batista Comunidade apresentou na Câmara Municipal de Osasco indicação nº 6756/2021 solicitando ao prefeito Rogério Lins que o formulário para a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA) esteja disponível em todas as escolas do município e, após o preenchimento, seja encaminhado para a Assistência Social.

Atualmente a Ciptea está disponível nos CRAS da cidade, porém, segundo o vereador, a adesão é baixa. “Através de dados da Educação sabemos que existem aproximadamente 1500 crianças com deficiência, sendo que aproximadamente 500 são autistas”, apontou.

Para ele, a divulgação da importância da carteirinha acaba chegando de forma mais rápida e fácil para os interessados através da escola. 

“Os pais ao fazerem a matricula ou rematrícula dos seus filhos apresentam documentos semelhantes aos que precisam para a confecção da Carteirinha e o acesso na escola acaba muitas às vezes sendo mais fácil que uma ida ao CRAS. Acredito que essa ação ira facilitar e aumentar a confecção da Ciptea”, finalizou Batista.

Graciela Zabotto