“Estamos muito próximos de zerar a fila de espera por creche”, diz Lins

 “Estamos muito próximos de zerar a fila de espera por creche”, diz Lins

Durante a entrega da reforma da creche Leonil Crê Bortolosso, na terça-feira (6), o prefeito de Osasco falou sobre a fila de espera no município. Segundo Rogério Lins, atualmente, duas mil crianças aguardam por uma vaga em creche. “É todo um contexto social. A mãe que não consegue colocar o filho na creche também não consegue trabalhar. A gente tem uma marca histórica do nosso governo. Quando a gente assumiu tinha mais de 15 mil crianças aguardando por uma vaga em creche. E hoje temos duas mil crianças aguardando vaga”. 

A expectativa é de que, com a inauguração do Mundo da Criança – Zona Norte, que vai ter capacidade para receber mais de mil crianças e deve ser a maior creche do Brasil, e outras unidades que estão em obras, essa fila de espera seja zerada. “Se a gente tem uma meta aí com o Mundo da Criança, com as ampliações e novas unidades, Osasco está muito próximo de alcançar algo que para muitos era um sonho. Osasco está muito próximo de zerar a fila de espera por creche na nossa cidade”. 

A creche Leonil Crê Bortolosso, localizada na rua Presidente Costa e Silva, no Helena Maria, tem capacidade para atender 270 crianças, de zero a 3 anos. A reforma na creche foi geral e incluiu pintura interna e externa, manutenção nos telhados, troca de pisos, portas e janelas, nova iluminação para os ambientes, bem como revisão elétrica e hidráulica. A escola também recebeu novo mobiliário para as salas, cozinha e refeitório. O playground da escola recebeu novos brinquedos e um tapete emborrachado para que as crianças brinquem com segurança. 

A prefeitura tem aproveitado esse período em que as aulas presenciais estão suspensas por conta da pandemia para revitalizar as escolas da rede municipal de ensino. Em 2020 foram 52 escolas revitalizadas. Esse ano está em andamento a reforma de outras 42.

MUNDO DA CRIANÇA – ZONA NORTE

Em abril deste ano, o prefeito esteve no local onde está sendo construída a unidade Mundo da Criança – Zona Norte. Localizada na avenida Getúlio Vargas, 990, no Jardim Piratininga, a previsão é de que a creche seja entregue nos próximos meses. A unidade terá capacidade para atender mais de mil crianças divididas em meio período e tempo integral. 

O Mundo da Criança Zona Norte conta com 70 salas, sendo 38 salas de aula, berçário, fraldários, sala de amamentação, lactário, ambulatórios, sala de informática, sala multimídia, sala de professores, secretaria, almoxarifados e brinquedoteca, e tem ainda dois solários (um coberto e um a céu aberto), sistema sustentável de aproveitamento de energia solar e reúso de água, cozinha, refeitório, padaria, banheiros adaptados, playground, anfiteatro com capacidade para 100 pessoas, vestiários, uma quadra e um campo de futebol.

Graciela Zabotto