Festa do Peão de Cotia muda de local para ter “polêmicas” montarias em touros

 Festa do Peão de Cotia muda de local para ter “polêmicas” montarias em touros

Divulgação

A Festa do Peão de Cotia desse ano ressuscita uma grande polêmica em torno dos rodeios: as denúncias de sofrimentos diversos causados a cavalos e touros.

Os rodeios são questionados com muita veemência por entidades de proteção animal, que afirmam que os animais sofrem tortura nas festas de peão, antes, durante e após serem usados nas montarias.

A principal queixa de associações como Amor de Bicho Não Tem Preço, Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) e PEA (Projeto Esperança Animal) é o uso do sédem (cinta de lã que passa na virilha dos touros), mas não é a única.

Também fazem parte do cardápio de críticas a utilização de condutores elétricos (choque) nos animais e os excessos de luminosidade na arena (refletores e fogos de artifício) e de barulho (caixas de som e fogos).

Para driblar uma resolução do Ministério Público, os organizadores mudaram o local da Festa do Peão em Cotia.

Conforme Decreto Estadual 40.400 de 1995 não podem permanecer em perímetro urbano haras, rodeios, carrosséis-vivos, hotéis-fazenda, granjas de criação, pocilgas e congêneres.

Sendo assim, a Festa do Peão que antes era feita no Recinto de Eventos, no Centro de Cotia, será realizada ao lado do estádio municipal no Km 34 da rodovia Raposo Tavares, próximo ao Corpo de Bombeiros.

“Fazia tempo que o pessoal vinha cobrando isso da gente. Agora como o evento saiu do Centro, as autoridades concordarem em fazer o rodeio. A gente não faz nada em desrespeito a nenhuma autoridade, trabalhamos dentro da lei e a lei liberou pra gente. A população vai ver o boi pulando, vai ver o peão, vai torcer, isso que é muito importante, o envolvimento da população”, disse o empresário Valtinho Pereira ao programa Cotia no Ar, na noite de segunda-feira, 28. Ele representa a Cia Verde e Amarelo que é organizadora da Festa do Peão.

Os shows

A Festa do Peão de Cotia acontece entre os dias 1º e 10 de abril e terá shows de João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes, Marcynho Sensação, Rafinha Big Love, Henrique e Juliano, Zé Neto e Cristiano, Jorge e Mateus, Maiara e Maraisa e Gustavo Mioto. 

A venda de ingressos está disponível em pontos de vendas como o Poupa Shopping de Cotia, Calçados Sérgio, Serrano Supermercados e Galeria Escadão, e no site tycket.com.br

Da Redação