• 18/10/2021

Furlan quer reduzir fila por consulta para 7 dias

 Furlan quer reduzir fila por consulta para 7 dias

(Divulgação)

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), disse que duas de suas metas futuras para a Saúde são a construção do Hospital Regional que deve levar dois anos e a criação de um Centro de Especialidades para reduzir a fila de espera por consulta. Hoje, a demora para passar por um médico especialista pode chegar a três meses. A meta de Furlan é diminuir esse prazo para uma semana. O prédio escolhido fica ao lado da igreja católica, na região central da cidade, com fácil acesso. A prefeitura também já anunciou a contratação de mais 30 médicos especialistas. O objetivo, segundo o prefeito, é fazer com que o Centro de Diagnóstico e o Centro de Especialidades funcionem em  harmonia.

Furlan inaugurou, há poucos meses, o Centro de Diagnóstico, na Vila Porto, no antigo prédio da PUC (Pontifícia Universidade Católica) com 18 mil metros quadrados de terreno, três pavimentos e 260 salas. Local realiza aproximadamente 38 mil exames de imagens e 407 mil laboratoriais por mês. O Centro funciona de segunda a sábado das 7h às 19h, com exceção dos exames de polissonografia, que serão realizados durante a noite, e do laboratório que funciona 24 horas. Dentre as principais tecnologias destacam-se a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, o raio-X digital, o raio-X telecomandado (que mostra movimentos), densitometria óssea, mamografia digital e também com tomossíntese (tecnologia em 3D) e diversos aparelhos de ultrassonografia digitais, inclusive para exames específicos, como os da saúde da mulher e os cardiológicos.

“No Centro de Diagnóstico de Barueri faz todo tipo de exame e é super moderno. Tem ressonância magnética, que depois de São Paulo, não sei onde tem este equipamento. Equipamento caro que compramos da Siemens, fabricado na Alemanha, demorou seis meses pra chegar. Hoje para fazer o exame de ressonância magnética você marca e tem na mesma semana. Garanto que no Centro de Diagnóstico de Barueri vai ser mais rápido que em grandes laboratórios, como o Fleury. Em uma semana faz. E todo tipo de exame é feito por nós. Você marca hoje e faz na mesma semana”, completou o prefeito.