• 03/03/2021

Governo retira recomendação de fase vermelha para Carapicuíba

 Governo retira recomendação de fase vermelha para Carapicuíba

A prefeitura de Carapicuíba anunciou que permanece na fase amarela do Plano São Paulo. Durante coletiva de imprensa na sexta-feira, 15, no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, orientou que algumas cidades da Grande São Paulo, mesmo estando em região na fase amarela, adotassem as medidas da fase vermelha, mais restritiva onde a determinação é fechar tudo e manter em funcionamento apenas serviços essenciais. Na lista estavam Carapicuíba, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Mairiporã e Mogi das Cruzes.

“Trabalhamos com critérios técnicos e objetivos. A capacidade hospitalar de hoje não atingiu índices que colocariam a região na fase laranja, mas o estado age imediatamente assim que necessário como fez hoje, trazendo sete regiões para a fase laranja. Oito municípios da região metropolitana estão tendo a recomendação para virem para a fase vermelha. Para esses municípios recomendamos que aumentem suas restrições”, explicou Vinholi na coletiva.

De acordo com a prefeitura, houve um erro na contagem de leitos. “O governo retirou o estado de alerta do município. A correção foi realizada, pois o sistema do governo do estado não estava contabilizando os 65 leitos particulares, entre UTI e clínicos, que contratamos do Hospital São Camilo”.

O governo de Carapicuíba pretende imunizar 43 mil pessoas em sua primeira fase da vacinação contra Covid-19. Em suas redes sociais o prefeito Marcos Neves disse que a data de início da campanha na cidade será anunciada nos próximos dias. Conforme boletim divulgado pela prefeitura na sexta-feira, 15, Carapicuíba tem 14.001 casos confirmados de coronavírus, 1.198 casos confirmados e em isolamento domiciliar, 45 internados (sendo 16 em UTI e 26 em leitos clínicos), 435 mortos pela doença e 12.661 pacientes curados.