Indicação defende construção de UBS para população indígena

 Indicação defende construção de UBS para população indígena

Foto Ricardo Migliorini CMO

O vereador Emerson Osasco protocolou na Câmara Municipal a indicação nº 608/2022 que solicita ao prefeito Rogério Lins a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atendimento à população indígena.

Em sua justificativa o parlamentar afirmou que medida atende aos dispositivos da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, que tem por objetivo garantir a essa população o acesso integral à Saúde, contemplando a sua diversidade social e cultural.

“A instituição de uma unidade de referência não sugere prioridade na assistência perante as demais pessoas, mas garante escuta e atendimento qualificados por parte dos trabalhadores da Saúde, com reconhecimento da história, valorização da tradição e o respeito aos costumes das etnias”, completou Emerson.

Atualmente vivem em Osasco as tribos indígenas Pankararés, Pankararus e Xukuru-Karirir. Conforme o último Censo Demográfico elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, cerca de 1.200 pessoas se definem como indígenas na cidade.

Graciela Zabotto