Internações por Covid-19 no Hospital de Barueri crescem 360%

 Internações por Covid-19 no Hospital de Barueri crescem 360%

O número de casos e internações por Covid-19 no Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) aumentou 360% em março, mês considerado até agora como pico da segunda onda da pandemia. Em fevereiro deste ano, o HMB teve 133 internações por Covid-19. No mês seguinte, esse número saltou para 625.

“Em um curto espaço de tempo, o nosso atendimento triplicou e, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, nós conseguimos agir rapidamente para ampliar a capacidade operacional, contando com a estrutura física que já temos e a dedicação dos nossos profissionais”, explicou Paulo Tierno, diretor técnico da unidade.

O fornecimento de oxigênio também aumentou. Em fevereiro, a média de consumo do gás era de 1.500m³ por dia. Já em março, a média passou para 4.000m³ por dia, o que significa 160% a mais de oxigênio. Para suportar esse crescimento, o hospital já contava com um tanque capaz de atender a alta demanda. Para exemplificar, se a unidade não tivesse esse equipamento, seria necessário disponibilizar diariamente 400 cilindros de 10m³ de oxigênio.

Conforme o último boletim informativo divulgado pela prefeitura a cidade está com 85,19% de ocupação de leitos de UTI e 72,78% de enfermaria. Levantamento considera leitos oferecidos em toda a rede municipal da Saúde e não apenas no Hospital Municipal.

No final de março a prefeitura anunciou a criação de 64 novos leitos para a rede pública de exclusivos para pacientes diagnosticado com Covid-19. O Hospital Municipal recebeu 36 leitos. No total a unidade conta com 176 leitos exclusivos, sendo 52 de UTI e 124 de enfermaria. Foram contratados novos colaboradores nas áreas de enfermagem, médica e administrativa.

Da Redação