• 16/04/2021

Jandira tem queda de 80% em internação

 Jandira tem queda de 80% em internação

O sistema municipal de Saúde de Jandira registrou uma queda de 80% no número de ocupação de leitos com respiradores e mais de 70% nos leitos de enfermaria.

Segundo a prefeitura isso foi possível porque houve uma reestruturação no sistema de atenção básica. “A alteração no sistema de atendimento para casos suspeitos de coronavírus foi justificada pelo volume médio de atendimentos no Centro de Combate ao Coronavírus (CCC). A média estava entre 150 e 200 atendimentos diários, ocasionando momentos de aglomerações”.

Para solucionar o problema a Secretaria da Saúde ressaltou que moradores com sintomas leves como perda de olfato ou paladar, dor de garganta, distúrbios gastrointestinais, perda de apetite, coriza e cansaço deveriam procurar atendimento em uma UBS.

Já moradores com dificuldade para respirar, falta de ar, tosse ou febre deveriam procurar atendimento médico diretamente ao CCC. “Pacientes que possuem os fatores de risco como doenças cardíacas, diabetes, bronquite crônica e doença renal crônica também devem procurar o CCC para atendimento, mesmo apresentando os sintomas considerados leves”, ressaltou a administração.

Com a reestruturação também foi reservado um local, em cada UBS, para o atendimento de casos de Covid-19. “Isso evita o contato de pacientes que não apresentam sintomas de coronavírus com pacientes que estão com suspeita”.