• 18/01/2021

Jânio e Guide não disputam reeleição após 30 anos como vereadores

 Jânio e Guide não disputam reeleição após 30 anos como vereadores

(Divulgação)

Juntas as Câmaras Municipais de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira e Santana de Parnaíba contam com 106 vereadores. Desse total, apenas 12 não disputam a reeleição e cinco deles concorrem prefeito ou vice.

Em Osasco, por exemplo, 18 dos 21 vereadores são candidatos. Apenas não disputam doutor Lindoso (Republicanos), candidato a prefeito; doutora Régia Sarmento (PDT), que desistiu de concorrer depois que o seu partido decidiu apoiar a candidatura de Rogério Lins (Podemos) à reeleição; e o professor Mário Luiz Guide (PSB). Vereador desde 1987, Guide termina, neste ano, sua 8ª legislatura. A cidade tem um total de 794 candidatos a vereador.

Também com 21 vereadores, na Câmara de Barueri apenas Jânio Gonçalves (sem partido) não disputa reeleição. Eleito vereador em 1988, o parlamentar completa, em dezembro, sete mandatos no legislativo. No próximo dia 15, um total de 476 candidatos concorrem para vereador.

A situação é diferente em Carapicuíba, onde quatro dos 17 vereadores não buscam mais mandato no Legislativo. Emilia Ramalho (MDB) e professor Silvinho (PL) não disputam; Joel da Madereira (Pros) é candidato a vice-prefeito na chapa da professora Sônia (PSD); e Néia Costa (PDT) é candidata a prefeita. O município conta com 513 candidatos.

O mesmo acontece em Santana de Parnaíba onde o vereador Magno Mori (PDB) é candidato a vice na chapa com Silvinho Peccioli (PSD); Marcos Tonho (PSDB) foi o escolhido pelo prefeito Elvis Cezar (PSDB) para ser o seu candidato à prefeitura; já Ronaldo Santos (PSDB) não concorre à reeleição. Com isso, 14 vereadores não querem deixar suas cadeiras para próxima legislatura nem dar chances para que os demais 317 candidatos sejam eleitos.

Já em Jandira, 10 vereadores são candidatos à reeleição, apenas Marcelinho (PSD) não concorre. No total, 360 moradores da cidade buscam uma vaga no poder legislativo. 

Itapevi é a única cidade da região onde todos os 17 vereadores são candidatos à reeleição, o que faz com que os demais 300 candidatos vão ter que gastar sola de sapato para desbancar um adversário dessa atual legislatura.