Josias da Juco pede centros de testagens para Covid-19

 Josias da Juco pede centros de testagens para Covid-19

Divulgação

O vereador Josias da Juco (PSD) quer centros de testagem de Covid-19 em locais estratégicos de Osasco. A proposta foi apresentada ao prefeito por meio de indicação protocolada na Câmara Municipal.

O vereador explicou que o objetivo é separar os atendimentos comuns e as aplicações de vacinas das pessoas que procuram as mesmas UBS com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Com os centros de testagens será possível prevenir novos contágios e concentrar, num único lugar, as pessoas que procuram o teste com os sintomas.

“Com o surto de H3N2 e essa nova onda da Covid-19 percebemos que as unidades vêm registrando alta demanda de pessoas em busca dos testes. As UBS estão lotadas. Com isso, o idoso que vai buscar um remédio, a grávida que vai para uma consulta e a pessoa que vai tomar vacina ficam próximas dos munícipes que vão até as unidades para fazer teste de Covid”.

Josias lembrou que, de acordo com o plano de imunização atual, o município aplica a terceira dose da vacina contra o Covid em adultos e também alerta para a importância da vacinação.

“É fundamental que as pessoas se vacinem para evitar casos letais e graves. E as testagens são importantes para que possamos orientar adequadamente as pessoas, assim eliminamos as dúvidas em relação ao tipo de doença que a pessoa tem quando apresenta sintomas de gripes”, apontou o vereador.

Tantos os sintomas do Covid 19 quanto H3N2 são semelhantes: eles apresentam tosse, febre, dores de cabeça e nas articulações.

A orientação dos especialistas é que as pessoas que apresentem esses sintomas procurem orientação médica e mantenham os cuidados usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social.

Da Redação