• 26/01/2022

Moção de apelo reivindica AME em Osasco

 Moção de apelo reivindica AME em Osasco

Foto: Ricardo Migliorini / CMO

Os vereadores da Câmara Municipal de Osasco aprovaram a moção de apelo nº 453/2021 que pede ao governador do estado, João Doria (PSDB), a instalação de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) no município.

Segundo o vereador pastor Paulo Júnior (PP), autor da moção, cidades bem menores do que Osasco, como Carapicuíba e Itapevi, já têm uma unidade do ambulatório. “Osasco tem mais de 700 mil habitantes e não conta com um Ambulatório Médico de Especialidades”, declarou na tribuna.

“Os AME são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades, oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local. Além disso, atendem à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente”, justificou Paulo Júnior no documento.

Entre as dezenas de especialidades oferecidas pelo AME estão, por exemplo, cardiologia, endocrinologia infantil, cirurgia vascular, neurologia, neurologia infantil e obstetrícia de alto risco. Também constam exames diversos como análises clínicas e patológicas, audiometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e mamografia, entre outros.

O vereador ainda afirmou que o AME pode desafogar os hospitais já que oferecem maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.