Morador de Osasco está na semifinal do Festival de Música Rádio MEC

 Morador de Osasco está na semifinal do Festival de Música Rádio MEC

Aos 24 anos, Vitor Marques, morador de Osasco, está disputando a semifinal do Festival de Música Rádio MEC 2021 na categoria Música Clássica. Sua composição Eu Passarinho, em homenagem ao escritor e poeta Mário Quintana, é interpretada no piano pelo músico Fábio Luz.

Dos 148 inscritos na categoria, apenas 25 estão na semifinal. Desse total, seis vão disputar a final – três serão escolhidos por um júri técnico, formado por pessoas músicos, compositores e professores de música, em atividade na área musical; e três por votação popular que acontece até o dia 23 de agosto no site https://radios.ebc.com.br/festival-de-musica-radio-mec/2021/07/festival-radio-mec-semifinal-categoria-musica-classica.

“Uma coisa muito importante pra mim, enquanto compositor, é comunicar com as pessoas. Acho que esse concurso tem o diferencial de ter uma abrangência nacional, então ter a oportunidade de falar com pessoas do Brasil inteiro é uma coisa que tem muito a acrescentar pra minha carreira e fazer com que minha música cumpra com o papel dela que é comunicar com as pessoas”, declarou Vitor.

Ele também já vê sua participação como um aprendizado. “Uma das coisas mais importantes de ressaltar é que o concurso não indica que a composição é boa ou ruim, o concurso indica que aquele compositor tem a capacidade de adequar a música dele ao padrão técnico e esse padrão vai ser aprovado por uma banca por um júri”.

Este ano o Festival de Música Rádio MEC chegou à final da primeira fase com um novo recorde: 2.094 composições foram inscritas. O número representa um aumento de 104% em relação ao total de inscrições no ano passado, que foi de 1.023. Entre as categorias, a que teve mais inscritos foi MPB. Ao todo, 1.371 composições participam da seleção. Música Instrumental (408) foi a segunda que teve mais composições cadastradas, seguida de Música Infantil (167) e Música Clássica (148).

No dia 24 de agosto, as músicas classificadas para as finais serão divulgadas. Elas ganharão mais espaço ainda na programação das rádios MEC e MEC FM enquanto as vencedoras são escolhidas. Ao todo, 12 prêmios serão distribuídos entre as quatro categorias. 

Esse não é o primeiro concurso que Vitor concorre. No ano passado, por exemplo, ele conquistou o primeiro lugar no VII Concurso Internacional de composição da Fundação Franz Liszt da Itália.

Da Redação