Moradores de rua em Osasco terão cursos de informática, logística e portaria

 Moradores de rua em Osasco terão cursos de informática, logística e portaria

Divulgação

A prefeitura de Osasco entregou na quarta-feira, 6, a reforma e ampliação do Centro de referência especializado para população em situação de rua, conhecido também como Centro POP.

Localizado na rua Martin Afonso, 244, no Jardim Piratininga, o espaço tem capacidade para atender 80 pessoas por dia.  Local é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social. 

A reforma do prédio incluiu troca de pisos, portas e janelas, pintura interna e externa, troca de telhados, revisão elétrica e hidráulica, construção de rampas de acesso, novo paisagismo, novo layout de comunicação, entre outros.

Com a ampliação, o Centro POP ganhou novas salas para atendimentos. Há também salas multiuso, de oficinas, de administração, de serviço social, de TV, banheiros feminino e masculino, área de lavanderia, canil, cozinha e refeitório.  

A novidade é que agora o centro de referência especializado para população em situação de rua irá oferecer cursos de qualificação profissional para os seus participantes.

A administração municipal implantou no local um Centro de Inclusão de Digital (CID), onde serão oferecidos cursos de Informática, Logística e Portaria.

“Precisamos entender o motivo das pessoas estarem em situação de rua e oferecer oportunidade para que elas possam ser reinseridas na sociedade. E nós daremos sim oportunidades para aqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito Rogério Lins.

“Agora temos um serviço muito melhor, com mais infraestrutura e que se torna mais acolhedor, inclusive como uma casa”, apontou secretário de Assistência Social, José Carlos Vido.

Além do atendimento com uma equipe de técnicos da área de assistência social, o que inclui psicólogos, no Centro POP os moradores em situação de rua podem fazer higienização pessoal, bem como de suas roupas. O equipamento público também oferece alimentação.

Da Redação