Em Itapevi, 100 dos 320 atendimentos realizados diariamente no Pronto-Socorro Central apresentam quadro clínico de infectados pelo coronavírus. Levantamento foi realizado pela Secretaria da Saúde da cidade e levou a prefeitura a reabrir o Centro de Combate ao Coronavírus no prédio anexo ao próprio PS.
“Para evitar que haja contato entre diferentes tipos de pessoas com a possibilidade de transmissão do vírus, a prefeitura entendeu que a melhor forma é descentralizar este atendimento específico”, explicou a administração municipal.
Com isso, quem procurar atendimento em caso de suspeita de Covid-19 não deverá entrar pela entrada principal do PS Central, mas sim pela entrada do prédio anexo ao Pronto-Socorro, que é lateral à unidade. Após o atendimento no CCC, os casos de alta complexidade serão encaminhados diretamente ao próprio serviço de emergência do PS Central.
Exclusivo para pacientes acima de 12 anos, o local terá entrada independente. O CCC será reaberto na próxima segunda-feira, 8, e centralizará o atendimento de pacientes infectados ou com suspeita, reduzindo às chances de contágio pelo vírus nas demais unidades da rede municipal. A unidade conta com 11 leitos de internação; sala de triagem, recepção, espera, coleta e procedimentos; dois consultórios e dois médicos, dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.
O espaço onde funcionará o CCC seria destinado ao CTI (Centro de Transferência Intra Hospitalar), unidade preparada para receber pacientes que irão precisar de internação.
Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, o telefone para contato do CCC será 4143-9900.