Nestas eleições, o candidato a prefeito Beto Piteri pode ser considerado a grande surpresa. Contrariando a maioria dos institutos de pesquisa, que davam vitória a Gil Arantes com boa margem de vantagem, Beto Piteri por muito pouco não se elegeu neste domingo, uma diferença de apenas 1,6% dos votos válidos o separou da vitória já no 1° turno. A decisão vai ficar para 27 de outubro.
Barueri vai ser o único município que integra o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo) a ter 2° turno.
Beto Piteri (Republicanos) ficou em primeiro lugar com 48,39% dos votos válidos seguido de Gil Arantes (União Brasil) com 39,83%.
Neste primeiro turno, Rubens Furlan mostrou potencial de repasse de votos. Beto Piteri foi seu secretário de Obras e, mais recentemente, comandava a Secretaria de Governo. A escolha de Beto Piteri passou estritamente pelo crivo de Furlan que, mesmo em pleno luto familiar, mergulhou de cabeça na campanha de Beto Piteri.
Gil Arantes governou Barueri por três gestões, duas delas de forma consecutiva, por meio de reeleição. O recorde pertence a Furlan que está em seu sexto mandato de prefeito.