A separação e revenda de material reciclável permite que a Cooperyara (cooperativa sem fins lucrativos), em Barueri, garanta o sustento de mais de 60 famílias que trabalham no local.
A coleta seletiva atende 100% do município e conta com sete caminhões que passam duas vezes por semana em cada rua recolhendo em torno de 12 toneladas de materiais recicláveis por dia. Ao chegar na cooperativa os caminhões despejam todos os resíduos em esteiras, onde ocorre a seleção e separação dos materiais.
Cada cooperado tem uma função especifica, fazendo com que todo o trabalho ocorra de forma ágil e eficiente. Esse conteúdo é levado para uma máquina de prensar, que transforma todos esses descartes em grandes cubos. Depois a Cooperyara entra em contato com a indústria e o vende para o setor específico e o valor dessas vendas é dividido entre todos os cooperados.
Maria Clara da Matta Anjos, 77 anos, advogada aposentada do serviço público federal é moradora da cidade há 57 anos e, desde que a coleta seletiva começou, ela e sua família fizeram questão de participar. “Toda segunda e quarta é de lei, a gente aqui até tampinha da garrafa põe. Eu cuido muito do meio ambiente e para nossa família é super importante. Eu acredito que esse é o caminho certo e que a gente precisa motivar as pessoas para essa participação que é tão necessária. Não custa nada, já que o poder público está preocupado em reduzir, reciclar, reaproveitar, precisamos colocar isso para funcionar”, anima-se.
Para a munícipe, o retorno é identificado na hora: “a gente vê o resultado obtido, não só na nossa rua, que fica mais bonita, mas na cooperativa: quantas pessoas vivem e têm subsistência com o reciclar. Precisa só conscientização mesmo. Eu acredito na boa vontade, no empenho e acredito que o mundo está voltando a ideia para aquilo que é necessário, a sustentabilidade precisa existir e compete a cada um de nós cuidar”, declara.
O presidente da Cooperyara, Elizeu da Silva Félix, frisa a importância desse trabalho e como isso ajuda não só os trabalhadores, mas toda a cidade. “A Cooperyara é um local que muita gente não conhece, mas precisava conhecer, porque ao vir aqui a pessoa muda a cabeça em relação à reciclagem, dá muito mais valor, muito mais crédito, além de que aqui nós temos 66 pessoas e suas famílias que são sustentadas através desse material reciclado que chega até nós. Todo esse trabalho é muito importante, porque ninguém para pra pensar no lixo, mas da forma certa, o que era descarte pode contribuir com a vida”, finaliza. Mais informações pelo telefone (11) 4198-4053.