Em entrevista ao Diário nas Eleições, o candidato a deputado federal Lau Alencar (PSD), vice-prefeito licenciado de Osasco, ressaltou que a redução da maioridade penal é a sua principal bandira de campanha. Segundo ele, 90% da população é favorável à mudança da idade mínima para responsabilização criminal, hoje fixada em 18 anos no Brasil. A proposta é reduzir esse limite para 16 anos.
“Nosso tema é segurança pública e redução da maioridade penal porque a população não aguenta mais. 90% da população é pelo fim da maioridade penal”, afirmou.
Para tentar dar força à proposta, o candidato disse que está recolhendo assinaturas em um abaixo-assinado, tanto de forma presencial quanto pela internet. A intenção, segundo ele, é levar o documento a Brasília e mostrar aos parlamentares o apoio popular à mudança.
Alencar também afirmou que, caso seja eleito, pretende defender em Brasília mudanças no Código Penal, que entrou em vigor em 1940. Para ele, a legislação precisa ser atualizada diante da realidade da criminalidade no país.
“Vou trabalhar muito pela reforma do Código Penal, de 1940, que está fora das realidades do dia de hoje. Precisamos, ao lado de outras bancadas, estudar efetivamente leis mais duras e rígidas para criminosos”, finalizou.