8 de julho de 2025 17:54

Piter Santos confirma Ganha Tempo em shopping de Vargem Grande Paulista
Zona Azul obsoleta faz Cotia abrir licitação para contratar nova empresa
Pórtico free flow para cobrança de pedágio entre Cotia e Vargem Grande é retirado da Raposo
Jovem usa artefato caseiro para depredar ônibus; só em Cotia são 28 coletivos atingidos em um mês
Ração mata cavalo avaliado em R$ 2 milhões; das 645 mortes três são na região
Jovem de 21 anos morre após ter infarto confundido com crise de ansiedade em Cotia

8 de julho de 2025 17:54

Piter Santos confirma Ganha Tempo em shopping de Vargem Grande Paulista
Zona Azul obsoleta faz Cotia abrir licitação para contratar nova empresa
Pórtico free flow para cobrança de pedágio entre Cotia e Vargem Grande é retirado da Raposo
Jovem usa artefato caseiro para depredar ônibus; só em Cotia são 28 coletivos atingidos em um mês
Ração mata cavalo avaliado em R$ 2 milhões; das 645 mortes três são na região
Jovem de 21 anos morre após ter infarto confundido com crise de ansiedade em Cotia

A verdadeira história do Papai Noel

Divulgação

Da redação     -
23 de dezembro de 2024

O Papai Noel é uma das figuras lendárias mais emblemáticas do Natal. A sua origem está intimamente relacionada com a figura de São Nicolau de Mira, um bispo nascido na Turquia em 280 d.C. que ajudava as pessoas carentes.

 

São Nicolau deixava moedas perto das chaminés dos menos favorecidos durante a noite. São Nicolau foi beatificado pela Igreja Católica por conta dos milagres que realizou. O mais conhecido terá sido o pagamento dos dotes de três filhas de um casal pobre.

 

Os pais das moças não tinham dinheiro para pagar o dote e casar as suas filhas, o que destinava a elas uma vida de prostituição. Até que um dia apareceu na casa dessa família um saco contendo moedas de ouro e prata e as meninas tiveram, assim, o seu dote para o casamento.

 

Há quem diga que não eram três filhas, mas apenas uma, e que vivia sozinha com o seu pai. O que importa não são os pormenores, mas o teor dessa história.

 

A lenda do Velho Inverno

E antes mesmo de São Nicolau, há uma lenda vinculada à origem do Papai Noel, a lenda do Velho Inverno.

 

Segundo ela, havia um velhinho que andava de casa em casa pedindo comida durante o inverno. Quem ajudava o senhor garantia um inverno agradável para a sua família.

 

O Dia de São Nicolau é comemorado em 6 de dezembro, data de sua morte. Em virtude disso, muitas pessoas costumam montar as árvores de Natal nessa data.

 

São Nicolau é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. Além disso, é considerado o padroeiro dos estudantes.

 

Significado do Papai Noel

O “bom velhinho”, gordinho e simpático, representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações nessa altura festiva que celebra o nascimento do Menino Jesus.

 

Na época do Natal, as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel dizendo o que querem ganhar. Segundo a lenda, na noite da véspera de Natal, ele percorre os céus por todo o mundo com a ajuda do seu trenó puxado pelas suas nove renas, e leva presentes às crianças que se portaram bem durante o ano.

 

A história mais conhecida é que o Papai Noel entra pelas chaminés e deixa os presentes debaixo da árvore de Natal.

 

Origem da roupa do Papai Noel

Hoje, o Papai Noel tem uma longa barba branca e usa uma roupa vermelha com detalhes em branco. Possui um gorro vermelho e leva um cinto e botas pretas. Além disso, ele carrega um grande saco de presentes.

 

Mas nem sempre foi assim. As primeiras imagens do Papai Noel apresentavam um homem magro, outras se assemelhavam a um duende. E as suas roupas eram escuras, em tons de marrom e verde.

 

O cartunista alemão Thomas Nast (1840-1902) trabalhou durante anos no desenho do Papai Noel. Um deles foi publicado na revista Harper’s Weeklys.

 

Mas foi somente em 1931, através de uma campanha publicitária da Coca-Cola que o Papai Noel ganhou o aspecto mais próximo do que conhecemos hoje.

 

A campanha publicitária que utilizou dessa imagem do Papai Noel buscava representar um homem mais caloroso, amigável, que fez um grande sucesso ao redor do mundo.

 

Curiosidades sobre o Papai Noel

  • Na cultura americana, o Papai Noel mora no Polo Norte. Já na europeia, ele mora na Lapônia, Finlândia.

 

  • Em Portugal, o Papai Noel é chamado de “Pai Natal”. Nos Estados Unidos, de Santa Claus.

 

  • Reza a lenda que ele vive com sua mulher, a Mamãe Noel, alguns elfos e suas renas. Os elfos são entidades mágicas que auxiliam na fabricação dos brinquedos que serão entregues às crianças.

 

  • Uma pergunta muita curiosa presente no imaginário das crianças é: Como o Papai Noel consegue entregar todos os presentes na véspera de Natal? Segundo a lógica, o fato de existirem vários fusos horários faria com que ele ganhasse umas horinhas a mais e, com isso, entregaria tudo em 31 horas.

 

  • Há algumas variações da lenda e uma delas diz que o Papai Noel gosta de petiscar quando entrega os presentes. É por isso que muitas pessoas costumam deixar leite e bolachas para ele, e cenouras para as suas renas.

 

  • Na Finlândia existe a aldeia do Papai Noel. Os adultos usam o seu endereço (Tähtikuja 1, 96930 Rovaniemi, Finlândia) para colocar nas cartas das crianças a fim de fazerem elas acreditarem que aí fica a casa do Papai Noel.

 

  • Para alegrar ainda mais as crianças, o site do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) apresenta todos os anos a rota do Papai Noel. Assim, no dia 24 de dezembro, as crianças acreditam que conseguem saber por onde ele anda. (fonte: todamateria.com.br)