Tramita nas comissões permanentes da Câmara de Osasco o projeto de lei 49/2021 que propõe a criação do Programa de Educação de Ensino Fundamental – Olimpíadas do Conhecimento entre unidades educacionais e quadrantes regionais. O projeto é de autoria do vereador Adauto Tô Tô (PDT) e está nas comissões de CCJ – Constituição e Justiça, Educação e Economia.
A proposta é que as olimpíadas ocorram semestralmente nas escolas municipais de ensino fundamental. Os alunos vencedores poderão receber medalhas, diplomas, livros e material escolar. “Esse projeto visa estimular as crianças a estudarem. Hoje elas são distraídas pelo celular , pela TV e o interesse pelos conteúdos caiu bastante. Toda criança gosta naturalmente de competir, seja no par ou ímpar, jogando peteca, no futebol, no vôlei. As Olimpíadas do Conhecimento podem estimular os alunos a aprender mais para se destacar”, explica o vereador.
Para ele, a pandemia do coronavírus não deve ser obstáculo para a implantação do projeto: “Acredito que será possível desenvolver o projeto também online. Temos grupos de WhatsApp, as aulas online, então podemos desenvolver maneiras de aplicar as provas no ambiente digital”.
O vereador acredita ser possível fazer provas com conteúdos de todas as disciplinas: “Precisamos estimular as crianças a terem interesse pelos conteúdos escolares. Não é apenas a olimpíada de uma disciplina, mas uma olimpíada que contemple todos os conteúdos do ensino fundamental”, finalizou.