A advogada Gabriela Shizue Soares de Araújo, nomeada desembargadora do TRF-3 (Tribunal Regional Federal) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de agosto, tomou posse no TRF-3 nesta sexta-feira (30), em sessão plenária extraordinária solene.
O evento foi conduzido pelo presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, no plenário do Tribunal, localizado na avenida Paulista, 1.842, 14º andar do edifício-sede.
Gabriela é moradora de Osasco e esposa do deputado estadual Emidio de Souza (PT). Ela foi indicada desembargadora por unanimidade pela OAB federal e foi a mais votada na lista tríplice do Tribunal.
Gabriela Shizue Soares de Araújo, mais conhecida como Gabriela Araújo, é uma advogada e acadêmica paulistana. Nascida em 1980, atua desde que se graduou em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direitos Humanos e Direito Administrativo, sendo que no início de sua carreira também se especializou em Direito Tributário.
A advogada é fundadora do escritório Gabriela Araujo Advocacia e Consultoria Jurídica, com atuação em Brasília, e do escritório Araujo Recchia Santos Sociedade de Advogadas, com atuação em São Paulo, este último ao lado de suas sócias Maíra Recchia e Priscila Pamela Santos.
Na área acadêmica, é professora do Departamento Público da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
Também leciona como professora convidada em cursos de extensão e pós-graduação de outras universidades, além de proferir palestras e conferências por todo o país.
Sua formação acadêmica inclui os títulos de Doutora (2021) e Mestra (2013) em Direito Constitucional pela PUC/SP, especialização em Justiça Constitucional e Tutela de Direitos Fundamentais (Universidade de Pisa / 2018), e especialização em Direito Tributário (PUC- SP / 2005).
Atualmente, acumula as funções de Editora Adjunta da Revista da Faculdade de Direito da PUC-SP, “Direitos Democráticos e Estado Moderno”, bem como figura como uma das Revisoras de Artigos da Revista Eletrônica de Direito Eleitoral e Sistema Político (REDESP), editada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo; além de Coordenar a linha de pesquisa “Democracia Paritária e Eleições 2022: As Mulheres na Política”, ao lado do Professor Alessandro Soares, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com alunas da graduação da PUC/SP e do Mackenzie.
Foi Coordenadora do Núcleo da Memória da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Coordenadora Adjunta do Observatório de Candidaturas Femininas vinculado à Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, e apresentadora do Programa “Diversas: O Direito por Elas”, no Canal do Youtube da Escola Superior da Advocacia da OAB-SP, no período de 2019/2021. Foi também membra efetiva da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2022/2023), da Comissão de Direito Eleitoral e da Comissão Observatório Eleitoral da OAB/SP (2022/2023), além de membro consultora da Comissão de Direito Constitucional da OAB/SP (2023).
Integra a CAOESTE (Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral) e o IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo como associada efetiva, é coordenadora do Grupo Prerrogativas e Diretora de Comunicação do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo. Na qualidade de membra consultora, compõe a Asociación Americana de Juristas (AAJ), organização não governamental com representação permanente perante a ONU, na qual coordena o Observatório Eleitoral Internacional da Rama Brasil.
Publicou o fruto de sua tese de doutorado no livro “Mulheres na Política Brasileira: Desafios Rumo à Democracia Paritária Participativa”, publicado em 2022, pela Arraes Editores.(texto publicado na página www.gabrielaaraujo.com)