14 de junho de 2026 07:54

Osasco celebra Santo Antônio com missas, procissão e quermesse
Cinco bandidos presos após assalto a casa em São Roque fizeram advogada refém, foi amarrada e ameaçada
Preso o 5º bandido de tiroteio em Cotia; dois tentaram fugir pelo esgoto e dois invadiram uma casa
Rapaz acusa homem grisalho de assédio dentro de trem da Linha 9-Esmeralda
Frank acusa outros influenciadores de envolvimento com PCC e cita Carlinhos Maia
Após recontagem de votos que tirou seu mandato, Gansinho volta à Câmara de Osasco

14 de junho de 2026 07:54

Osasco celebra Santo Antônio com missas, procissão e quermesse
Cinco bandidos presos após assalto a casa em São Roque fizeram advogada refém, foi amarrada e ameaçada
Preso o 5º bandido de tiroteio em Cotia; dois tentaram fugir pelo esgoto e dois invadiram uma casa
Rapaz acusa homem grisalho de assédio dentro de trem da Linha 9-Esmeralda
Frank acusa outros influenciadores de envolvimento com PCC e cita Carlinhos Maia
Após recontagem de votos que tirou seu mandato, Gansinho volta à Câmara de Osasco

Após 70 mil faltas, Saúde de Barueri vai mapear causas do absenteísmo em consultas e exames

Graciela Zabotto     -
02 de junho de 2026

Nos quatro primeiros meses deste ano, a rede municipal da Saúde de Barueri registrou 169.863 agendamentos de exames. Desse total, 39.431 pacientes não compareceram, o que representa um índice de absenteísmo de 23,62%. Nas consultas médicas, foram realizados 101.718 agendamentos, com 31.491 faltas, equivalente a 32,57%.

Somados os faltosos em consultas e exames esse número ultrapassa a marca de 70.922 mil faltas, o correspondente a 56%. Diante disso, a Secretaria da Saúde iniciou um diagnóstico para identificar os principais fatores que levam os pacientes a faltar a consultas e exames agendados.

Segundo a secretária da Saúde, doutora Luciane Amaral, a administração municipal busca compreender se as ausências estão relacionadas a questões como distância entre a residência e a unidade de atendimento, tempo de deslocamento, horários disponíveis ou outras dificuldades enfrentadas pelos usuários.

“Estamos na fase de diagnóstico para entender as razões das faltas. Precisamos compreender esse absenteísmo. A consulta ou o exame estão muito distantes? A localização é um problema? Estamos mapeando essas causas para oferecer um atendimento mais adequado às necessidades da população”, afirmou.

A secretária destacou ainda que a redução das faltas também depende da participação dos próprios pacientes, por isso, a Prefeitura pede que quem não puder comparecer ao atendimento agendado, avise a ausência com pelo menos 48 horas de antecedência. Dessa forma, a vaga pode ser disponibilizada para outra pessoa que esteja aguardando na fila de espera.

“Uma boa saúde é aquela que acontece centrada no paciente, no tempo certo e no lugar certo. Quando entendermos melhor a realidade de cada usuário, poderemos avançar na oferta de um atendimento mais eficiente e equitativo”, finalizou Luciane Amaral.