O Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) agora representa 24% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo e 7% do PIB nacional.
Números foram alcançados após a adesão da cidade de São Paulo aos 14 municípios que formam o Consórcio. Antes da chegada da Capital paulista o Cioeste representava 10% do PIB estadual e cerca de 3% do nacional e já era considerado o maior Consórcio Intermunicipal do Brasil.
O prefeito Ricardo Nunes assinou no dia 10 de abril a adesão da Capital ao Cioeste. Evento aconteceu na sede do Consórcio, em Alphaville.
Na ocasião, Nunes foi recepcionado pelo presidente da entidade, Guto Issa, prefeito de São Roque. “Quero aprender muito com vocês e coloco a Prefeitura da Capital à disposição de todos. Hoje, temos quatro subprefeituras que fazem divisa com cidades do Cioeste, e essa proximidade territorial reforça ainda mais a importância dessa união. Há muitos temas em comum entre a Capital e os municípios do Consórcio: PEC 66, reforma tributária, debate sobre as polícias municipais, repasses do governo federal — especialmente na saúde, cujo percentual tem diminuído, impactando diretamente os municípios”, afirmou.
Além de São Paulo, integram o Cioeste as cidades de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Ibiúna, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista, Itu e São Roque.