O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou Decreto de Lei que cria o Parque Estadual do Morro Grande em Cotia. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (4) durante evento da Agenda SP+ Verde, no Parque Villa Lobos, em São Paulo.
No ato da assinatura o prefeito da cidade, Welington Formiga, foi convidado pelo governador para subir ao palco onde estavam André do Prado (presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo) e Natália Resende (secretária de Estado do Meio Ambiente).
A Reserva Florestal do Morro Grande é uma das maiores áreas de Mata Atlântica preservadas da Região Metropolitana de São Paulo com 87% do território coberto por floresta nativa, centenas de espécies de árvores, aves e mamíferos, além das nascentes do Rio Cotia, essencial para o abastecimento da região.
Em suas redes sociais, o prefeito explicou que dentro do parque devem funcionar também um polo de pesquisa científica e um espaço destinado à educação ambiental. O governo do estado, junto com a prefeitura, também pretende implantar turismo sustentável com trilhas monitoradas, programas de visitação e ações voltadas à conscientização ecológica.
A criação do parque pelo governador Tarcísio de Freitas acontece às vésperas da COP 30, a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece em Belém do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro, colocando os holofotes da imprensa mundial sobre o presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva. O governador Tarcísio de Freitas é um dos possíveis nomes da direita para as eleições presidenciais do ano que vem.