Osasco vai ganhar nos próximos dias seis novos semáforos inteligentes no trecho entre os cruzamentos da Avenida dos Autonomistas com a avenida Maria Campos (em ambos os sentidos), embaixo do viaduto metálico, até o terminal de ônibus da Vila Yara, no encontro da Autonomistas com a avenida Corifeu de Azevedo Marques (divisa com a capital). Toda a fiação dos aparelhos nesses pontos será aterrada.
Segundo explicou Thiago de Oliveira Camargo, engenheiro e coordenador de projetos da ARC Sinalização e Engenharia de Trânsito, empresa responsável pela implementação, os aparelhos contam com software que possui detectores virtuais que calculam o espaço entre um veículo e outro (em movimento) e distribui melhor o fluxo em tempo real. Ou seja, se houver menor fluxo em determinado cruzamento, o aparelho automaticamente vai liberar a passagem para o lado oposto.
Nos locais dos novos semáforos serão feitas rampas com acessibilidade para facilitar a passagem de cadeirantes.
Os novos controladores semafóricos contam com sistema nobreak, que permite que eles continuem funcionando por alguns minutos em caso de falta de energia elétrica.
“Esses aparelhos vão dinamizar o fluxo do trânsito nos principais cruzamentos da área central. Também vai diminuir (com o aterramento dos fios) o furto de cabos”, disse o prefeito Rogério Lins.
Osasco já conta com 40 semáforos inteligentes
De acordo com a ARC, Osasco conta com 40 semáforos inteligentes espalhados pela cidade, distribuídos em avenidas como Autonomistas (alguns trechos), Primitiva Vianco (em todo o percurso), Marechal Rondon, Hirant Sanazar, Praça do Salgado, Internacional e Cruzeiro do Sul (cruzamento com a Avenida Brasil, no Jardim Rochdale.