Por causa da obra contra enchentes em Alphaville, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) interrompeu, desde quarta-feira (11), as duas faixas à esquerda da avenida Piracema, na altura do número 669, no sentido Carapicuíba. Como alternativa haverá uma faixa adicional no canteiro central para diminuir o impacto no trânsito.
A prefeitura sugere também outras rotas para desviar do trecho em obras. Os veículos que acessam a rodovia Castelo Branco, no sentido capital paulista pela avenida Piracema, poderão seguir pelas avenidas Aruanã, Tucunaré, Sylvio Honório A. Penteado e utilizar a alça de acesso.
Para quem segue no sentido Osasco poderá utilizar a alameda Araguaia, depois as ruas José Pereira Sobrinho, Abelardo Luz, Severino de Almeida, Alagoinha, Brejão, viaduto sobre a Castelo Branco, ruas José de Andrade e Angelin.
Quem costuma acessar a rodovia Castelo Branco, sentido interior, pela avenida Piracema poderá utilizar as alamedas Amazonas, Araguaia, Rio Negro e a alça de acesso sentido interior (Shopping Iguatemi).
A previsão inicial é que o desvio dure cerca de sessenta dias até que todo o trecho em obras seja liberado para o tráfego de veículos.
No local está sendo construído pela Secretaria de Obras um túnel subterrâneo para canalização e drenagem de águas da chuva, com extensão de cerca de um quilômetro: da alameda Araguaia até a avenida Piracema. Depois de pronto, a água será escoada diretamente para o rio Tietê, acabando com as cheias da região.