O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhado do secretário de Habitação, Pedro Sotero, vistoriou na quinta-feira (2), o andamento das obras de implantação de nova via no entorno do córrego do Rochdale. A intervenção integra um pacote de obras chamado de “Urbanização Integrada do Rochdale”.
A via, que é paralela ao córrego, por enquanto, é chamada de marginal. Serão 2,5 quilômetros de cada lado do córrego, totalizando 5 quilômetros de vias, ligando as avenidas Presidente Médici e Presidente Kennedy, passando por baixo das pontes da Rodovia Castello Branco. Mil metros já foram executados do lado esquerdo do córrego, no trecho das ruas Israel e Niterói.
Além disso, no trecho da nova marginal, serão implantadas 9 pontes para passagem de veículos e pedestres, iluminação de Led, sinalização e guard rail. Também será feito todo um trabalho de compensação ambiental, com o plantio de espécies arbóreas.
“Trata-se de uma intervenção importante, que vai dar mais qualidade de vida, infraestrutura e mobilidade urbana aos moradores dos bairros aqui da região”, disse o prefeito em visita a obra.
OBRAS DO ROCHDALE
A primeira operação de urbanização integrada está em andamento no Rochdale. Com mais de R$ 110 milhões em investimentos, sendo R$ 87,3 milhões do governo federal, ela vai beneficiar cerca de 70 mil famílias também dos bairros de Canaã e Aliança.
O projeto envolve 2,5 quilômetros de canalização do Braço Morto do Rio Tietê, para combate às enchentes; abertura de vias, colocação de guias, sarjetas e guard rail e 35.000 m² de pavimentação; regularização fundiária; construção de moradias; implantação de quadras poliesportivas, academias ao ar livre e praças em áreas ao longo do córrego; paisagismo e plantio de árvores; saneamento básico com micro e macrodrenagem e coleta de esgoto; implantação de interligações entre os bairros para pedestres, veículos de passeio e transporte público, criando um novo sistema de mobilidade entre Rochdale, Canaã, Aliança e Piratininga, e ainda a implantação do Centro Cultural.