Na última sexta-feira (19), o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), unidade da prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), ampliou de 140 para 176 leitos para receber pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, o que representa um aumento de 25% na capacidade de atendimento. Na semana passada o prefeito Rubens Furlan afirmou que a situação na rede municipal da Saúde estava “à beira de um colapso”.
Diante dessa mudança, o HMB soma 52 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 124 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes contaminados pelo novo coronavírus. “Diante do aumento de casos precisamos aumentar nossa capacidade operacional para atender a demanda represada do município diante do colapso da saúde no estado de São Paulo. Estamos empenhando todos os esforços necessários para enfrentar este momento de crise”, comentou Paulo Tierno, diretor técnico da unidade.
A ampliação também conta com a reabertura do Pronto-Atendimento Covid-19, um setor montado para que o primeiro atendimento seja feito de forma mais prática e concentrada. Anteriormente, as etapas de internação já eram feitas de maneira segura e adequada, mas eram realizadas em espaços diferentes.
O PA Covid-19, que entrou em funcionamento em 8 de março e já recebeu 95 pessoas, possui área de estabilização que permite receber dez pacientes ao mesmo tempo, equipamentos para situação de emergência, como queda de saturação ou parada cardíaca, sala para acolhimento familiar, dependência para paramentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), recepção, além de fácil acesso para ambulâncias.
Para atender a reestruturação, a unidade também abriu novas oportunidades de emprego para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários administrativos. As vagas podem ser consultadas na Gupy, plataforma de recrutamento e seleção on-line, e a candidatura deve ser realizada diretamente pelo site https://hmbfm.gupy.io/