O primeiro agendamento de castração de pets do ano em Barueri será no próximo dia 8 (quarta-feira), a partir das 8h. A marcação deve ser feita on-line no site da Prefeitura de Barueri.
As vagas são limitadas a 375 e divididas em: 120 para caninos fêmeas, 75 para caninos machos, 105 para felinos fêmeas e 75 para felinos machos. A Prefeitura informou que o agendamento será encerrado assim que as vagas se esgotarem.
O procedimento só poderá ser realizado em cães e gatos entre 7 meses e 7 anos de idade.
O número do Registro Geral Animal (RGA), que contém o CPF do tutor, e endereço de e-mail válido deverão constar vinculados a esse registro, item obrigatório para animais residentes em Barueri.
Animais de fora, tutorados por quem não mora no município, não podem participar da castração, já que isso é considerado crime e está previsto na legislação penal brasileira.
Instruções para agendamento e dia da cirurgia
Durante o agendamento, o munícipe ficará sabendo sobre o dia, o horário, o local e os procedimentos para a cirurgia. Após a marcação, o(a) interessado(a), deverá imprimir, assinar, ler e fazer com que o animal siga as instruções de jejum para o dia da castração.
As pessoas que não fizerem o agendamento na data estabelecida, não levarem as fichas no dia do procedimento, não seguirem as orientações de jejum para o pet, e se animal estiver inapto para a cirurgia, não serão atendidas.
Para conter o animal, só será permitida a presença de uma pessoa com 18 anos ou mais e com força necessária para a ação. Caso a pessoa leve mais de um animal para fazer cirurgia, é preciso solicitar a ajuda de outra pessoa com maioridade legal e energia suficiente para deter os pets.
Será proibida a entrada de “menores de idade” no evento. As pessoas que estiverem com os animais deverão possuir conhecimento geral sobre a saúde e a vida dos pets.
Transporte de gatos e cães
Os felinos devem ser transportados em caixas adequadas ao seu tamanho. Já os cães precisam estar com coleira, focinheira e conduzidos por guia. O seguimento das orientações da equipe organizadora é fundamental para o bom andamento das castrações.
Devido à reforma do Cepad um, que teve início em 07/10/2024, foram antecipados os eventos de castração que iriam acontecer em abril, maio e junho de 2025. O motivo é a previsão do centro cirúrgico permanecer interditado para obras nesse período.
Desta forma, até março deste ano, o Centro disponibilizará 375 vagas nos mutirões de castração, 125 vagas a mais do que o habitual.