A prefeitura de Barueri abriu às 8 horas do dia 28 de julho agendamento para castrações de cães e gatos. Segundo a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) as 900 vagas oferecidas foram preenchidas em apenas uma hora. O último recorde foi em janeiro de 2021, quando as 450 vagas para castração foram preenchidas em duas horas.
As inscrições foram realizadas através de três números de telefone disponibilizados exclusivamente para o agendamento e também pelo Portal Pet, lançada pela Sema e o Cit (Centro de Inovação e Tecnologia) na metade de julho.
O Portal Pet reúne os serviços direcionados aos animais domésticos de Barueri. Ele veio para facilitar e agilizar tanto a realização do RGA, que neste mês gerou 1.709 novos registros – outro recorde em relação à marcação presencial -, quanto o agendamento de castração, que logo de cara, em seu primeiro mutirão, já bateu o recorde ocorrido em janeiro.
“A castração é um serviço muito concorrido e procurado pelos munícipes e a ferramenta de agendamento on-line se mostrou eficaz, tornando o processo muito ágil. Por isso, em menos de uma hora, todas as vagas foram preenchidas”, ressaltou o biólogo e diretor de Biodiversidade da Sema, Ivan Vanderley Silva.
No dia do procedimento
A data, o horário e o local da castração serão informados durante o agendamento. No dia do procedimento é obrigatória a apresentação da ficha de agendamento impressa, além de ler e seguir atentamente as orientações pré-cirúrgicas contidas na ficha do pet. O animal deve apresentar boas condições de saúde para passar pela cirurgia. Já o acompanhante (pede-se que apenas uma pessoa compareça), deve ter 18 anos ou mais, permanecer no local durante todo o tempo, usar máscara e seguir as orientações de prevenção contra a Covid-19, como distanciamento físico e constante higienização das mãos. No caso de pessoas acima de 60 anos ou com comorbidades é aconselhável evitar o comparecimento e designar um representante que possua maioridade legal.