A Prefeitura de Barueri realiza no próximo sábado (16), das 8h às 16h, mais um mutirão contra a dengue. Dessa vez a ação vai acontecer nos bairros Jardim Maria Helena e Parque Viana, nos limites com o município de Carapicuíba, entre a avenida Bariloche e a rua das Pedras.
A Prefeitura pede que aqueles que tenham entulhos e inservíveis a serem descartados, os deixem empilhados na frente de suas residências no dia anterior à ação.
Os agentes da Secretaria de Serviços Municipais irão passar logo pela manhã recolhendo todo esse material, que será descartado de forma segura e correta.
Nesse dia, 17 agentes de Controle e Prevenção às Endemias e seis agentes comunitários de Saúde realizarão o trabalho de bloqueios contra criadouros, com orientação sobre a importância da eliminação de focos do mosquito da dengue e as medidas de controle e cuidados.
Dia D de combate à dengue
No sábado seguinte (23), das 9h às 11h, acontece o ‘Dia D’ de Combate à Dengue com o mutirão sendo realizado no limite do Parque dos Camargos, Vale do Sol, com o município de Jandira.
Além do cata-cacareco e da visita dos agentes nas casas, haverá ainda caminhada e panfletagem nas ruas do bairro.
Como funciona o mutirão
A ação é norteada pelas notificações de casos positivos da doença encaminhados pela Vigilância Epidemiológica do município.
Ao receber as notificações de casos, a Divisão Técnica de Controle de Vetores (DTCV), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri, traça um raio de 200 metros para realizar o trabalho de orientação sobre a doença, além de orientar sobre a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Também é realizado o controle com uso de larvicida em locais que não representam risco à saúde das pessoas e dos animais, além do controle mecânico com a eliminação de água acumulada.
Os agentes utilizarão camiseta do combate à dengue e crachá de identificação. Além disso, haverá um líder de campo para apoio durante a ação.
Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (11) 4198-5679 ou 4198-0424 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Caso o munícipe encontre focos do mosquito da dengue, deverá eliminá-lo, e se isso não for possível ou esteja fora de sua residência, poderá ligar para os telefones acima.
Fotos: