No próximo sábado (15) a prefeitura de Barueri faz o mutirão de Papanicolau em três Unidades Básicas de Saúde. A ação acontece das 8h às 17h nas UBSs Armando Gonçalves de Freitas, que está com atendimento provisório no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte (na rua Padre Cícero Romão, 384, Parque Imperial); na Adauto Ribeiro (avenida Zélia, 950, Parque dos Camargos), e na Benedito Oliveira Crudo, que está atendendo no 1º andar do Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta (rua Benedita Guerra Zendron, 171, Centro).
As interessadas em realizar o exame têm a opção de fazer o agendamento pelo APP Saúde de Barueri ou pelo Portal da Saúde. Quem não conseguir agendar, pode ir direto a uma das três UBSs.
Para agendar pelo APP ou pelo site, a paciente deve preencher um cadastro e gerar senha de acesso. Feito isto, basta abrir a opção “Agende sua consulta” e selecionar a especialidade “Enfermeiro”. Depois é só clicar em “Consulta Enfermeiro – coleta de Papanicolau (mutirão)”, escolher a UBS desejada e confirmar o agendamento. O paciente deve levar um documento com foto e cartão do SUS.
Livre demanda
Independentemente da marcação prévia, a munícipe também pode comparecer em qualquer UBS de segunda a sexta-feira para fazer a coleta de Papanicolau sem a necessidade de realizar o agendamento.
Exame de Papanicolau
O exame de Papanicolau é a principal estratégia para identificar se a paciente tem ou não alterações celulares características do câncer de colo de útero. Se identificado precocemente, reduz as chances de mortalidade pela doença. A coleta também pode detectar outros tipos de doenças, como HPV, Clamídia, Sífilis, Candidíase, entre outras. O exame é rápido e indolor.
Recomendações
Esse exame é indicado para mulheres na faixa etária de 24 a 66 anos. Para garantir mais eficácia, a paciente não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores à data do exame, evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais, anticoncepcionais locais (anel vaginal, DIU etc.) 48 horas anteriores à coleta. A paciente também não deve estar menstruada. As gestantes podem realizar o exame sem prejuízos ao bebê.