A Secretaria da Habitação de Barueri já conta com 300 pedidos para reforma de imóveis pelo Programa ‘Morar Bem’. O programa faz reformas necessárias para manter a casa em boas condições de moradia.
Os pedidos passam por uma triagem técnica, administrativa e social para identificar se o imóvel se enquadra nos requisitos. Nos próximos dias, as obras de reformas serão iniciadas em 15 residências.
Segundo a Pasta, o programa tem por finalidade garantir os padrões mínimos de habitabilidade, segurança e salubridade. Ao todo, serão cerca de 200 imóveis reformados por ano.
“Após o acompanhamento da avaliação social, entre outros trâmites, chegamos na etapa de efetivamente iniciar as reformas. É realmente uma grande alegria dar continuidade ao Programa idealizado pela primeira-dama, Sônia Furlan, por meio do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia”, afirmou o secretário de Habitação, Gregório Rodrigues Pontes Maglio.
A casa de três cômodos, fora o banheiro, de Edna Pereira de Lima, de 65 anos, no Jardim Audir, é uma das residências a ser reformada. A inscrição para o programa foi feita pela filha, Kátia Regina. “Achei maravilhoso, muito bom o que a prefeitura vai fazer com minha casa”, comemorou Edna.
Atualmente ela está morando em uma edificação no fundo do terreno, uma vez que a casa herdada da mãe, e que nunca passou por reforma, não está em condições de moradia. “Chove muito dentro, escorre água pelas paredes, está muito ruim”, afirmou.
Pelo projeto feito pelos arquitetos da prefeitura, a reforma da casa será ampla, com reparos nas paredes, instalação de novo piso nos cômodos, ampliação da cozinha, entre outras remodelações.
A residência de Susan Sanches, de 32 anos, no Engenho Novo, também terá de passar por grandes alterações. “Vai precisar arrumar o encanamento, a parte elétrica, o madeiramento do telhado, trocar a janela do quarto, reformar o banheiro e as infiltrações da casa”, adiantou Susan.
Quem pode participar: O Morar Bem atende pessoas de todo o município, desde que se enquadrem nos requisitos legais, que são possuir algum instrumento de regularização fundiária do imóvel (posse/titularidade do imóvel), ter renda familiar de até três salários-mínimos/mês, não possuir conflito de interesse ou litígio acerca de ocupação, e o imóvel não pode estar em situação de risco.
Como se inscrever: Os moradores cujas residências se enquadram nos requisitos legais podem se inscrever no balcão de atendimento na Sehab (av. 26 de Março, 1159 – Centro), de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para mais informações o interessado deve ligar para (11) 4199-2808.