A prefeitura de Barueri anunciou que irá criar polos de vacinação assim que o primeiro grupo prioritário estiver imunizado e chegarem mais doses da vacina. Inicialmente serão seis polos espalhados em pontos estratégicos da cidade, com um esquema de organização rígido, segundo a assessoria de imprensa, para que não haja aglomeração. A decisão faz parte das determinações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) que os locais de vacinação sejam específicos para isso, de forma a não causar aglomeração e nem comprometer os atendimentos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Como ainda não há vacinas para todos e a entrega das doses vai ocorrer aos poucos, o programa determina algumas prioridades. As primeiras doses devem ser destinadas a trabalhadores da Saúde em atividade na assistência direta aos pacientes com Covid-19 em hospitais públicos e privados, prontos-socorros, Unidades Básicas de Saúde, Defesa Civil e Resgate Municipal e a idosos residentes em Instituições de Longa Permanência. Depois que todo esse público for vacinado, as demais doses que forem chegando serão destinadas aos idosos com mais de 60 anos. Mas isso também não vai ocorrer de uma vez só. Os idosos serão divididos em grupos por faixa etária, começando pelos mais velhos.
A prefeitura deverá disponibilizar vários canais de agendamento, como call Center e o app Saúde-Barueri que será o principal canal de agendamento será o APP Saúde-Barueri. Essa função ainda não está ativa nele. Ela será ativada assim que a campanha voltada aos idosos começar. Por enquanto, a prefeitura está disponibilizando o Coronafone para tirar dúvidas sobre o coronavírus e a vacina. Basta incluir o número (11) 99547-6482 no seu WhatsApp e enviar uma mensagem. Ele irá retornar com as opções, basta você seguir os passos indicados.