A prefeitura de Barueri iniciou nesta quinta-feira, (4) a campanha de vacinação contra Covid-19 para idosos acima dos 90 anos. Com quatro dias de antecedência em relação à data prevista pelo Programa Nacional de Imunizações, que seria dia 8, a prefeitura criou um pólo de atendimento desse público alvo no Centro de Eventos. A meta é vacinar 2 mil pessoas. Há também a opção de vacinação pelo drive-thru, no mesmo local, para idosos com dificuldades de locomoção. Importante frisar que as vacinas só serão aplicadas mediante agendamento prévio pelo APP Saúde Barueri.
Dona Maria Joaquina Fernandes, 96 anos: a primeira a ser idosa vacinada. A dona Clotilde Venâncio Pino, de 93 anos, ficou super feliz e disse sorridente que “deseja viver muito”. Quem também foi vacinada foi a dona Bertolina de Andrade Freitas, de 99 anos. Com problemas de mobilidade, ela recebeu o imunizante pelo drive-thru. Caetana Francisca da Silva, moradora do Parque Imperial, aos 92 anos, exibiu uma lucidez invejável e uma alegria contagiante para a equipe. “Com a vacina a gente vai ter mais saúde”, comemorou.
De acordo com o secretário da Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho, o plano é adiantar as próximas etapas também. “Nós adiantamos essa vacinação para o pessoal acima de 90 anos e vamos adiantar também a vacinação do pessoal de 85 a 89 anos, que estava prevista para iniciar dia 15 de fevereiro. Queremos realmente proteger as pessoas idosas”, informou. O secretário frisou ainda que os polos abrirão até no final de semana para cumprir essa agenda determinada pelo município.
Além dos atendimentos agendados no polo, a equipe do PAD (Programa de Assistência Domiciliar) iniciou logo cedo uma força-tarefa para imunizar 58 idosos acamados. São pacientes inscritos no Programa e também assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quem tiver um familiar nessa situação deve enviar um e-mail para agendavacinacovid@barueri.sp.gov.br e solicitar a dose em domicílio.