Em entrevista ao Diário da Região, Gregório Maglio,secretário da Habitação, disse que a prefeitura de Barueri irá construir a primeira Vila do Idoso municipal da região Oeste da Grande São Paulo.
De acordo com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) o projeto seria feito com recursos próprios e entrega de 25 casas por ano, até chegar a 100 imóveis, em sua maioria com um dormitório, algumas unidades teriam dois quartos. A prefeitura ainda não definiu se fará quatro vilas com 25 imóveis cada em bairros diferentes, ou se concentrará as residências em um único local..
A Vila ainda contará com toda estrutura para a terceira idade, como médicos, fisioterapeutas, piscina para hidromassagem, pista de caminhada, academia adaptada para idosos e, claro, um salão para bailes. Outra proposta é ter refeitório compartilhado para refeições em grupo, o que aumentaria a convivência entre os moradores.
Segundo Gregório Maglio, a primeira Vila será entregue daqui a um ano com 25 casas moradias. Os imóveis serão repassados a idosos carentes, com renda familiar baixa, ou sozinhos sem parentes próximos. A forma de seleção ainda não está definida, mas contemplará pessoas com mais de 60 anos que se enquadrem nesse perfil.
“A Vila do Idoso é um projeto inédito em Barueri. Um projeto desenvolvido pelo vice-prefeito Beto Piteri e pela primeira-dama Sonia Furlan. Essas pequenas vilas terão com casas acessíveis, totalmente adaptadas e concedidas como “uso fruto”, ou seja, quando o idoso falecer essa residência volta para posse da prefeitura, para que possa atender um novo casal”, explicou o secretário da Habitação. “Indaiatuba é uma das pioneiras desse tipo de projeto e estamos usando o modelo deles como diretriz”, concluiu.
Atualmente, Barueri e demais cidades da região contam com hotéis e casas para idosos que vão de alto luxo a baixo custo, mas a maioria administrada pelo setor privado. A Vila do Idoso seria uma iniciativa pública e gratuita.