22 de junho de 2024 01:11

Incursão em favela resulta na apreensão de quase duas mil porções de drogas
"Operações nas divisas vão continuar", diz coronel Virgolino
Vôlei Osasco apresenta elenco da temporada 2024/2025
Em 4h, polícia e GCM vistoriam 196 pessoas, 71 motos e 25 carros na divisa de Osasco e Carapicuíba
Cotia prevê orçamento de R$ 1,7 bilhão para 2025
Em um mês região ganhará 1° "shopping aberto" semelhante aos da Europa e EUA

22 de junho de 2024 01:11

Incursão em favela resulta na apreensão de quase duas mil porções de drogas
"Operações nas divisas vão continuar", diz coronel Virgolino
Vôlei Osasco apresenta elenco da temporada 2024/2025
Em 4h, polícia e GCM vistoriam 196 pessoas, 71 motos e 25 carros na divisa de Osasco e Carapicuíba
Cotia prevê orçamento de R$ 1,7 bilhão para 2025
Em um mês região ganhará 1° "shopping aberto" semelhante aos da Europa e EUA
Basket Osasco conquista título de campeão brasileiro

Divulgação

Da redação     -
10 de junho de 2024

Na noite de sábado (8), o Basket Osasco conquistou o título do Campeonato Brasileiro masculino adulto na Arena Santos, após vencer Blumenau-SC por 59 a 56.

Essa é a maior conquista da modalidade na história da cidade e coloca a ‘Coruja’ osasquense na história do basquete nacional.

“É um sonho realizado, fruto de um trabalho árduo desenvolvido por inúmeras pessoas que ajudaram e se empenharam para que este momento mágico de ser campeão brasileiro fosse possível. É muito gratificante, um momento único na cidade de Osasco, ter uma equipe de basquete campeã nacional. Agradeço ao prefeito Rogério Lins, pois sem o apoio dele nada disso seria possível, ao presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Carmônio Bastos, que faz parte deste momento, e ao secretário de Esporte, Recreação e Lazer, Thiago Borges, por todo o empenho. Estou muito feliz e muito orgulhoso por fazer parte do projeto Basket Osasco”, destacou o diretor executivo do projeto Basket Osasco, João Ricardo Lourenço.

Os quatro times finalistas do Brasileirão chegaram ao último dia de competição com uma vitória e uma derrota.

Assim, todos lutavam pela taça. Com a vitória no primeiro jogo da noite sobre o Blumenau, o time osasquense precisava da vitória do Cruzeiro em cima do Basquete Santos para erguer a taça. Foi o que aconteceu. A equipe mineira venceu os donos da casa por 70 a 69 nos segundos finais.

Os destaques diante de Blumenau foram o armador Jamir Moultrie, com 13 pontos, dois rebotes e duas assistências, o ala-pivô Augusto, com 10 pontos e cinco rebotes, e o pivô Hátila, com cinco pontos, 15 rebotes e três assistências.

Osasco ficou com o troféu e o anel de campeão do Brasileirão 2024.

Além disso, a equipe se destacou nas premiações individuais: Jamir Moultrie, cestinha na campanha com média de 18 pontos por jogo, foi eleito o MVP, melhor jogador do campeonato.

O armador Jean e o pivô Hátila foram escolhidos para o Quinteto Ideal da competição, sendo que Hátila foi o líder em rebotes. Já o comandante, Adriano Geraldes, foi eleito o melhor técnico.

“Tenho para comigo sempre tentar ser campeão por onde eu passo e graças a Deus na maioria dos lugares que passei, consegui alcançar este objetivo. No ano passado fomos colocados à prova, com um grupo não menos competente do que o atual, mas diferente, e por pouco não jogamos o Final Four, não chegamos mais longe por um detalhe. E este ano foi igual, mas fomos campeões por detalhe, por uma contagem mínima. Sabemos das dificuldades e de algumas limitações, mas tudo isso nos torna mais fortes, sabe? Este título, portanto, tem ainda mais valor”, destacou Geraldes.

“É uma conquista que Osasco vinha buscando há muito tempo. Sabíamos que não seria fácil, pois as equipes adversárias mostravam muita qualidade. O Cruzeiro era o atual campeão, Blumenau e Santos muito fortes, então, foi um Final Four disputadíssimo. Até a última rodada todos os times com uma vitória e chances de título, disputando ponto a ponto, e nós tivemos resiliência. Não desistimos, independentemente das dificuldades, e merecemos por toda a luta. Agora é festejar e desembarcar com o troféu em Osasco para comemorar junto com a nossa torcida”, falou o pivô Tom, um dos atletas mais experientes da ‘Coruja’.

Classificação final do Brasileirão 2024

Campeão: Basket Osasco
Vice-campeão: Cruzeiro
3º lugar: Blumenau
4º lugar: Basquete Santos

Campanha vitoriosa do Basket Osasco: 13 jogos – 9 vitórias e 4 derrotas

 

Final Four – Finais do Brasileirão 2024

Sede: Arena Santos

Basquete Santos 59 x 55 Basket Osasco

Basket Osasco 56 x 50 Cruzeiro

Basket Osasco 59 x 56 Blumenau-SC

Principais conquistas do Basket Osasco desde 2012: Tricampeão dos Jogos Abertos do Interior (2014, 2015 e 2016); bicampeão dos Jogos Regionais (2016 e 2017), vice-campeão do Torneio Quatro Nações (China / 2016), campeão da Copa São Paulo 2020, Medalha de Bronze no Brasileirão, 2021 e campeão brasileiro 2024.