Pelo nono ano seguido o Basket Osasco vai jogar o Campeonato Paulista, a elite do basquete estadual.
O jogo de estreia está marcado para o dia 1º de agosto, contra o São Paulo, atual vice-campeão do NBB, às 20h, no ginásio Geodésico, com entrada gratuita para os torcedores.
Os dois compromissos seguintes, válidos pela segunda e terceira rodadas, também serão em Osasco, contra o atual campeão paulista e brasileiro, Sesi Franca, no dia 05/08, às 19h, e diante do Bauru Basket, no dia 08/08, às 20h. Já na quarta rodada os Corujas osasquenses enfrentam o Paulistano no ginásio Antonio Prado Junior, dia 12/08, às 16h.
O elenco da Coruja para o Campeonato Paulista conta com algumas novidades, além da permanência de atletas que se destacaram no último Brasileirão, competição em que o Basket Osasco perdeu apenas nos playoffs para o campeão Cruzeiro.
Ficaram na equipe o armador Dalaqua, os alas-armadores Bruno e Robinho, o ala-pivô Nathan e o pivô Tom.
Foram contratados cinco reforços: o armador Robson, 23 anos, e o ala-pivô Augusto, 22, que se destacaram pelo Cerrado Basquete no último NBB, o ala Victor Egon, 27 anos, que fez ótimo NBB pelo Pato Basquete e jogou o Paulista 2022 pela Coruja, o ala-pivô Gabriel, 23 anos, formado na base do Paulistano e que estava no Webber International College-EUA, e o ala-armador Alexei, 26, que estava no Minas, e vestirá pela terceira vez a camisa do Basket Osasco.
“O nosso primeiro objetivo é representar bem a cidade, representar bem o Basket Osasco, e seguir dentro daquela expectativa que nós montamos até mesmo para o Brasileiro, onde as pessoas que assistirem aos nossos jogos tenham um bom espetáculo, um bom jogo de basquete, um jogo divertido, e saiam dali satisfeitas. Este, sem dúvida, segue sendo um dos objetivos, além de competir bem, apresentar um bom basquete, uma equipe que represente bem o nosso trabalho, seja aguerrida, e lute até os últimos segundos das partidas pelas vitórias”, destacou o técnico Adriano Geraldes. O Geodésico fica na Avenida Eucalipto, nº 281, no bairro Cidade das Flores.
Fórmula de disputa
O Campeonato Paulista 2013 contará com a participação de dez equipes: Basket Osasco, Pinheiros, Paulistano/CORPe, Mogi Basquete, COOP São José Basketball, São Paulo, Sesi Franca Basquete (atual campeão), Bauru Basket, Corinthians e AZ Araraquara.
Pelo sistema de disputa, os times jogam entre si na fase inicial em turno único. Os classificados de primeiro ao quinto lugar se enfrentam com o mando invertido da etapa inicial, classificando novamente do primeiro ao quinto.
Já os demais times, posicionados de sexto ao décimo lugar, também se enfrentam com o mando invertido. Os três melhores se juntam aos cinco qualificados do outro grupo para a disputa do playoff das quartas de final. Depois, os quatro classificados das quartas de final jogam o Final Four, que definirá o campeão.