16 de junho de 2026 21:59

Santana de Parnaíba deve economizar R$ 20 milhões por ano com placas solares
Osasco terá noite com trilhas de cinema, Beatles, Queen e Coldplay à luz de velas
Osasco prevê orçamento de R$ 5,5 bilhões para 2027
Após dois meses preso por engano, homem é absolvido e reencontra a família
Cotia inaugura primeiro ponto de ônibus humanizado da cidade neste sábado
Asfalto cede com guindaste, rua é interditada e carro acaba ‘engolido’ por cratera

16 de junho de 2026 21:59

Santana de Parnaíba deve economizar R$ 20 milhões por ano com placas solares
Osasco terá noite com trilhas de cinema, Beatles, Queen e Coldplay à luz de velas
Osasco prevê orçamento de R$ 5,5 bilhões para 2027
Após dois meses preso por engano, homem é absolvido e reencontra a família
Cotia inaugura primeiro ponto de ônibus humanizado da cidade neste sábado
Asfalto cede com guindaste, rua é interditada e carro acaba ‘engolido’ por cratera

Bruna Furlan é reeleita presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa

Graciela Zabotto     -
22 de maio de 2025

Após dois anos à frente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo, uma das mais importantes no parlamento estadual, a deputada Bruna Furlan (PSDB) foi reeleita presidente do colegiado para o biênio 2025-2027. Eleição aconteceu nesta quarta-feira (21). Oseias de Madureira (PSD) foi escolhido vice-presidente.

Bruna assumiu a Comissão da Saúde em abril de 2023. Dessa data até dezembro do ano passado a Comissão visitou 7 diretorias regionais de saúde. Foram realizadas audiências públicas em Registro, Barretos, Presidente Prudente, Bauru, São João da Boa Vista, Taubaté e em Ribeirão Preto. No total, essas diretorias somam 231 municípios.

Sob a liderança da deputada tucana, a agenda nas cidades do interior do Estado ouviu prefeitos, vereadores, gestores de órgãos de saúde, lideranças de Ongs e moradores. O objetivo era conhecer os problemas enfrentados por essas cidades e intermediar possíveis soluções junto ao Governo Estadual.

Já no prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo foram realizadas audiências públicas abordando temas como: os desafios do terceiro setor na gestão da saúde pública e as doenças raras e acesso a tratamentos no estado.

Após a votação, Bruna Furlan agradeceu a oportunidade de continuar conduzindo os trabalhos da Comissão e o apoio recebido nos dois últimos anos. Segundo a presidente, isso permitiu avanços importantes que estimulam a Comissão a seguir adiante com o ânimo redobrado.

“Ao longo do próximo período, vamos construir propostas para o avanço da saúde no Estado, a fim de aprimorar as políticas públicas e garantir o melhor atendimento à população”, destacou Bruna Furlan.

Plano de Trabalho

Durante a reunião, os parlamentares sugeriram ações e estratégias importantes para incluir no plano de trabalho do colegiado ao longo dos próximos dois anos. Dentre os assuntos citados estão: reforço na regionalização da saúde no Estado; ampliação na frequência das visitas dos parlamentares aos hospitais públicos, filantrópicos e terceirizados dos municípios paulistas e desenvolvimento de políticas públicas para o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Gestão de hospitais universitários

Em abril do ano passado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicano) sancionou a Lei 17.893/2024, de autoria da deputada Bruna Furlan, que regulamenta os convênios firmados entre Poder Público e fundações civis de saúde ligadas a faculdades, responsáveis por gerenciar os hospitais universitários no Estado.

Além de prometer simplificar a gestão dos hospitais universitários, a nova legislação prevê algumas obrigações a serem cumpridas pelas fundações quando firmarem convênio com o setor público, mas dá também garantias de autonomia em sua atuação durante as parcerias.